Adolescentes e jovens comunicadores do Acre planejam ações para 2015 no Estado

encontro_acreNo ultimo dia 21 de novembro, 25 jovens reuniram-se no Auditório da Assembleia Legislativa do Acre para discutir e debater a respeito de mídias alternativas, democratização da mídia e a educomunicação no Estado. Na ocasião, os jovens discutiram sobre a reformulação do conselho Viravojem do Estado do Acre e a participação política na Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (Renajoc), bem como planejamento de ações para o primeiro semestre de 2015 dos jovens comunicadores do Acre.

Participaram do evento Jovens de várias organizações como Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE, União da Juventude Socialista – UJS, União Educacional do Norte – Uninorte, Colégio Estadual Barão do Rio Branco – CEBRB, Colégio Henrique Lima – HL, Colégio Estadual Armando Nogueira – CEAN, Escola Heloísa Mourão Marques – H.M.M, Colégio Clícia Gadelha e escola Belo Porfírio.

Os jovens participantes estavam no evento com desejos de mudanças para tratar de políticas públicas para a juventude e sua participação no cenário da comunicação. Sabendo que toda forma de comunicação é valida, esses jovens buscam se comunicar por meio de mídias alternativas, uma vez que as mídias tradicionais não dão espaço para a juventude se comunicar, além apenas de retratar aspectos negativos relacionados a adolescentes e jovens.

Foi então reformulado no estado do Acre o conselho Virajovem, com o objetivo de estar lutando por direitos, e fazer a divulgação de ações de jovens seja ela na escola, comunidade ou em espaços políticos.

Os jovens educomunicadores realizaram um planejamento para 2015. As ações a serem realizadas são: consolidar o conselho em no município de Epitaciolândia (AC); fazer a divulgação de atividades no Colégio Heloisa Mourão Marques, atual participante do programa Mais Educomunicação, da Renajoc; circular a Revista Viração nas escolas e bibliotecas; realizar o curso Mais Educomunicação em 2015 nas escolas Henrique Lima e Colégio Estadual Barão do Rio Branco; reconstruir o núcleo no colégio Clicia Gadelha, participante do Mais Educom em 2013; realizar com as escolas parceiras um jornal Mural e fanzines para divulgar ações realizadas pela juventude; criar núcleos nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Jordão e Rodrigues Alves.

Participaram deste encontro os seguintes jovens: Magliel Moura, Leonardo Nora, José Luiz Da Silva Cabral, Marcos Henrique Araújo Craveiro, Clara Caldas Souza, Ana Karolina de Lima, Elivelton Feitoza, Ketila Silva, Everly Ramos, Maria Eduarda Costa, Wellinton Vidal, Letícia Santos, Renata da Silva, Kássia Geovana Ferreira, Aiara Alexandre Valente, Josiele Nogueira, Jervasio Freitas, Rana Gomes, Rosely Cabral, Lucas Braga, Marta Jamillah Alves, Thaisa Silva e Silva, Rodrigo dos Santos, Larissa Brilhante, Thais Silva e Silva, Margarida Tajane Figueiroa, Jonata Nascimento, Pablo Itallo, Alexandre Soares e Giovana Rafaela. 

Magliel Moura, de Rio Branco (AC)

 

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *