Adolescentes destacam-se em mesa de abertura

Texto: Juliana Trindade (AM), Juliane Paula (DF) e Webert da Cruz (DF) | Imagens: Magdiel Teles (DF), adolescentes comunicadores em Brasília

 

Na tarde de quarta-feira (11) começou a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que vai até 14 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A abertura foi fervida por meninos e meninas com muita manifestação. A galera aguardou a composição da mesa transformando o auditório em um palco de vibrações positivas.

Adolescentes, ministros e representantes governamentais compuseram a mesa. O adolescente Jean Braghgirolli, do G27, afirmou que o governo ainda deve pactuar que crianças e adolescentes são prioridade. Mairã Soares, também adolescente do G27 e ribeirinha do Pará, destacou-se em seu discurso e foi aplaudida de pé quando finalizou sua fala. Ela foi objetiva e crítica ao esclarecer que as verdadeiras autoridades presentes no evento são a juventude. E com muita clareza denunciou a falta de políticas públicas de qualidade em sua região, Além disso, destacou a sustentabilidade socioambiental e a concretização das propostas da Conferência.

Presenças Oficiais

“O Ministério público e demais não estão aqui para acatar ideias, mas para implanta-las” afirmou o Procurador Geral da República Roberto Rangel sobre a efetivação do plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescente no governo.

A Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário foi muito convicta ao afirmar que militantes devem continuar com estranhamento em relação à violência contra os direitos de meninos e meninas e que a militância tem que ser contínua e a Conferência, ao pensar do plano Decenal, deve resultar em estratégias claras e objetivas. 

Esteve presente ainda a presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) Míriam Maria José dos Santos, que destacou o empenho dos adolescentes envolvidos no processo da Conferência, além de agradecer aos conselheiros do Conanda pelo trabalho nos Estados.
A presença da Presidenta Dilma foi muito aguardada, mas ela não compareceu, frustrando as expectativas do público. Contudo, a Ministra Maria do Rosário prometeu a presença dela na manhã de hoje (12).

 

Saiba mais:

O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +