Adolescentes de conjunto habitacional de SP conquistam segundo lugar em torneio realizado na capital do PE

time_futebol_torneio

Do Portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes

A equipe feminina de futebol do conjunto habitacional Jefferson da Silva, localizado em Mogi das Cruzes (SP), que treina desde o ano passado pelo projeto Esportes para a Vida, da ONG Visão Mundial, foi vice-campeã do Torneio Visão Mundial de Futebol, entre os dias 10 e 17 de maio, na capital pernambucana. A equipe, formada por cinco meninas de Mogi das Cruzes, mais duas etíopes, levou ainda os prêmios de melhor goleira e melhor jogadora das finais da competição.

O torneio contou com a participação de 180 crianças e adolescentes de 12 países. Do Conjunto Jefferson, foram selecionadas dez crianças, sendo cinco meninas e cinco meninos. A equipe masculina chegou até a semifinal da competição. Todos tiveram a oportunidade de viajar e vivenciar uma cultura diferente, além de trocar experiências com jovens de diversas partes do mundo.

“As dez crianças do Conjunto Jefferson foram escolhidas pelos próprios jovens que participam do projeto Esportes para a Vida. Foi a primeira vez que eles viajaram de avião e tiveram a oportunidade de conhecer um lugar diferente e culturas de outras 11 nações. Foi um verdadeiro intercâmbio cultural, em que todos puderam discutir os problemas que afetam a juventude em todo o mundo”, destaca Raniere Pontes, coordenador geral do projeto.

Em Mogi das Cruzes, o projeto teve início em 2013, com a escola de futebol no Conjunto Jefferson. Logo na sequência, a Secretaria de Cultura decidiu agregar à iniciativa o projeto Núcleos Criativos, que tem como base o desenvolvimento de atividades artísticas, esportivas e de formação de cidadania de forma descentralizada. A parceria gerou um ciclo de oficinas e aulas no distrito, sempre focado na ampliação do repertório pessoal de cada jovem, a descoberta de talentos e a valorização do local onde moram.

Em novembro do ano passado, a Secretaria de Cultura, ao lado da entidade, promoveu o 1º Festival Multicultural do Conjunto Jefferson, evento que funcionou como uma mini virada cultural, com 12 horas consecutivas de programação artística e cultural no conjunto habitacional. Um dos destaques, em virtude das oficinas previamente realizadas, foi o evento de grafite coletivo envolvendo toda a comunidade.

O Torneio Visão Mundial de Futebol foi uma iniciativa global da ONG Visão Mundial, com o objetivo não só fortalecer o incentivo à prática esportiva, como promover o encontro e dar voz a crianças e adolescentes de todo o mundo, na discussão de temas relevantes para a juventude. Um dos destaques do torneio foi a participação de duas estrelas do futebol nacional – Ado, que foi goleiro da seleção na Copa de 1970 e Amarildo, que substituiu Pelé na Copa de 1962.

O prêmio de melhor goleira ficou com Gislene Oliveira do Nascimento e a jogadora destaque das finais foi Raissa Sirlene Pereira Francisco.

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *