Adolescentes combatem trabalho infantil e adolescente nas ruas

Na próxima quinta-feira (11/10), um grupo de adolescentes e jovens estará nas ruas de São Paulo fazendo barulho e chamando atenção para a campanha É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente.

Uma iniciativa da Fundação Telefônica junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e à Organização Internacional do Trabalho (OIT), a campanha tem como objetivo dar visibilidade ao tema do trabalho infantil e adolescente. A iniciativa reúne ainda diversos parceiros, entre eles, a organização não-governamental Viração Educomunicação, responsável por trazer a voz adolescente e jovem.

A Viração acompanha em São Paulo um grupo de 15 adolescentes e jovens responsável pela produção de um encarte que será distribuído para seus pares adolescentes nas cidades onde haverá os lançamentos nacionais. Eles também produzirão conteúdo para as redes sociais, para o canal adolescente do Promenino (www.promenino.org) e para a Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org). Neste processo aprendem a planejar um produto de comunicação de campanha, realizar reportagens, entrevistas e o mais importante: se informam sobre seus direitos de forma a poderem multiplicar esse saber para outras pessoas.

Esses e outros adolescentes e jovens farão o lançamento desse encarte na quinta-feira (11/10) na Av. Paulista, em frente à Escola Estadual Rodrigues Alves e ao prédio da Gazeta. Haverá distribuição de kits de materiais da campanha contendo o encarte produzido por e para adolescentes, a revista Viração de outubro (capa sobre o tema), cartilha informativa, gibis da Turma da Mônica (desenhados para a campanha) adesivos e fitinhas de pulso.

O grupo fará atividades de interação com os transeuntes com o objetivo de chamar a atenção de seus pares para o assunto.

Os registros da ação de lançamento em espaço público serão veiculados nas redes sociais a partir do perfil do Pro-menino no facebook e a hashtag #semtrabinfantildo twitter. Mais notícias sobre o lançamento também podem ser encontradas no site do Pro-menino. A ideia é justamente fomentar uma ação viral que acontece tanto no espaço público de 7 cidades brasileiras quanto na internet.

Participe você também!

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *