Adolescente também tem caderneta de saúde

Você, provavelmente, deve se lembrar da caderneta de vacinação que tem desde pequenininho, não? Mas depois que a gente cresce e entra na adolescência, a nossa caderneta geralmente fica na mão dos nossos pais e esquecemos dela para sempre. Inclusiva, há muito adolescentes e jovens que sequer voltaram aos postos de saúde para tomar as vacinas de reforço, essenciais para prevenir uma série de doenças ao longo da vida.

Mas, pouca gente sabe que existe a Caderneta do Adolescente, exatamente para ele continuar se cuidando depois que deixa de ser criança e passa a cuidar mais de si próprio, inclusive da sua saúde. A caderneta tem duas versões, para meninos e meninas, com dicas sobre alimentação, exercícios físicos, controle de peso e altura e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Ela ainda serve como um apoio para as famílias conversarem sobre alguns assuntos que costumam ser tabu dentro de casa, como orientação e diversidade sexual. Algumas dessas cadernetas foram distribuídas e divulgadas na 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Acre e os 22 municípios acreanos estão levando exemplares para casa.

As Cadernetas do Adolescente são uma iniciativa do Sistema Único de Saúde e deveriam estar disponíveis gratuitamente nos postos de saúde. Infelizmente a iniciativa ainda é pouco difundida. Se a sua cidade ainda não tem essa caderneta disponível, peça, cobre e entre em contato com o Ministério da Saúde pelo e-mail adolescente@saude.gov.br ou pelo telefone (61) 3315-2375 (Área Técnica de Saúde de Adolescente e Jovem)

Por: Evelyn Araripe

Saiba mais:

O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?


Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *