Stephany em entrevista com Glicia Gadelha – FOTO – (Paulo Socha)

Acontece em São Luís a 1ª Mostra Cultura Ativa

Stephany em entrevista com Glicia Gadelha - FOTO - (Paulo Socha)

Texto: Stephany Rodrigues Pinho | Imagem: Paulo Socha . Jovens educomunicadores em São Luis.

Está sendo realizada em São Luís, no espaço CEPRAMA, a 1a edição da Mostra Cultura Ativa, que iniciou suas atividades dia 8 e se encerrará neste fim de semana, 30 de setembro. A Mostra é uma iniciativa do SEBRAE Maranhão em comemoração aos 400 anos de São Luís. O evento tem por objetivo valorizar a arte maranhense.

Segundo Glicia Gadelha Teixeira (Diretora Executiva da Anima Cult em Fortaleza e Coordenadora Executiva da Mostra), a mostra visa potencializar a economia criativa de São Luís ao capacitar o empreendedor, valorizando o seu produto e dando maior visibilidade aos grupos de cultura popular da cidade.

Na mostra é possível encontrar produtos dos mais diversos segmentos criativos. Para tratar da produção e curadoria de cada um desses segmentos foram convidados grupos e especialistas que já possuíam, como diz Glicia, “espertice” em trabalhar com determinadas ferramentas artísticas. Por exemplo, para trabalhar na produção e curadoria audiovisual da Mostra, foi convidado o Projeto Maranhão na Tela. Para fazer a produção e curadoria de artesanato foi convidado o IDAM (Instituto de Desenvolvimento do Artesanato Maranhense). E assim também foi feito na parte de Literatura, Moda, Fotografia, Inovação e Design, etc.

Para encabeçar as atividades musicais da Mostra Cultura Ativa, o SEBRAE convidou o Projeto BR 135 que, como nos explica Amanda Simões (Designer Gráfica, responsável pela comunicação visual do projeto), é idealizado por Luciana e Alê Muniz (a dupla de cantores do Criolina), e tem como objetivo a formação de platéia para a nova cena musical do Maranhão. O projeto teve início em janeiro e tem na Mostra a sua 7º edição, trazendo para o palco vários músicos do Maranhão que desenvolvem excelentes trabalhos e merecem maior notoriedade no meio musical.

A Mostra Cultara Ativa conta ainda com 220 oficinas que estão sendo ministradas com o intuito de capacitar e estimular os empreendedores criativos, sendo elas: 100 oficinas de gastronomia, 100 de arte, 20 com linguagens artísticas (foto, música, grafite,patrimônio,mídias, etc.)  Pretende-se que numa próxima edição do evento, os produtos destes empreendedores possam compor a Mostra.

O conceito de Economia Criativa tem sido amplamente discutido e recentemente, em 1º de junho deste ano, o Ministério da Cultura (MinC) criou, pelo Decreto 7743, a Secretária da Economia Criativa (SEC). O objetivo da SEC é transformar a cultura em um eixo importante nas políticas públicas de desenvolvimento do país, a partir da valorização do grande e do micro-empreendedor criativo no Brasil.

Fique por dentro da programação

Saiba mais sobre o Projeto BR 135

Entenda melhor o que é a Secretária da Economia Criativa

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *