Acompanhe a programação do 10º Circuito de Cinema Infantil

Programação vai de 14 a 19 de junho com oficinas, palestras e mostra de filmes com recursos de acessibilidade; confira detalhes

Começa hoje (14) o 10º Circuito de Cinema Infantil e vai até 19 de junho, com filmes, oficinas de audiovisual e debates. Tudo on-line pelo canal de YouTube da Mostra, gratuito e 100% acessível em LIBRAS.  

Pela manhã (9h às 11h) e na parte da tarde (14h às 16h), tem a oficina  audiovisual em contextos educativos: a construção do olhar, com o Coletivo Móbile Educacional.

O Circuito surgiu para democratizar o acesso aos filmes exibidos na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e apoiar profissionais da educação. Para celebrar 10 anos, preparamos uma programação especial.

À noite (a partir das 19h) tem abertura com a diretora do evento Luiza Lins, lançamento de coletânea de curtas-metragens do 10º Circuito e Conversas.  

O tema que abre os debates é Pandemia, escola e outros agentes da educação, com as convidadas Maria Thereza Marcílio – Presidente da Avante Educação e Mobilização Social; e Helena Singer – Socióloga, vice-presidente da Ashoka para América Latina e membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo.  

A Conversa terá a participação de Simone Cintra e Carmen Nunes Vieira, do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI) da Diretoria de Educação Infantil (SME) de Florianópolis.

Cinco debates com convidados(as) referências em suas áreas de atuação, de várias partes do país

A pluralidade norteia as Conversas da nossa 10ª edição do Circuito de Cinema Infantil.

Serão debates sobre Pandemia, escola e outros agentes da educação, beleza dos povos indígenas, descolonização do olhar, diversas infâncias representadas nas telas a partir do projeto Território do Brincar e séries de animação atuais que ajudam a transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

A programação do Circuito vai até 19 de junho!

O evento emite certificado mediante comprovação de participação em 10 horas ou mais da programação.

Oficinas de audiovisual

Aprenda sobre audiovisual em contextos educativos e animação em duas oficinas destinadas a profissionais da educação e interessados em audiovisual e educação.

Oficina • O audiovisual em contextos educativos: a construção do olhar, com o Coletivo Móbile Educacional (SC)

Esta oficina tem como proposta mostrar possibilidades para inspirar práticas educativas com audiovisual, seja no compartilhamento e exibição de filmes e outros materiais, seja na produção caseira com recursos acessíveis.

Parte 1 – Curadoria e mediação • 14/6, 9h às 11h

Curadoria audiovisual e educação; Como selecionar audiovisual para crianças e jovens; Onde encontrar – plataformas livres e disponíveis; Ética na produção e compartilhamento de imagens.

Parte 2 – A experiência de criação audiovisual • 14/6, 14h às 16h

Elementos chave na produção audiovisual caseira: roteiro, captação de vídeo e áudio; trilha sonora e edição. Possibilidades com recursos acessíveis e estratégias.

Sobre o Coletivo Móbile Educacional

O Coletivo Móbile Educacional é composto por Juliana Müller, Lídia Coutinho, Karine Joulie e Silviane Avila, educadoras e pesquisadoras que atuam na formação de professores e professoras na e da cultura digital. Ministramos oficinas, lives e palestras, trabalhamos com consultoria, assessoria e projetos. Buscamos a ampliação de repertórios audiovisuais e a autonomia nos processos criativos de comunicação no contexto da cultura digital.

• Oficina de Animação, com o Instituto Marlin Azul (ES)

Esta oficina de animação irá levar os participantes para um mergulho nesse mundo, a partir da apresentação do passo a passo para a produção de um curta-metragem e da técnica stop motion, além de promover um exercício de experimentação de animação livre usando um aplicativo.

Aula 01  • 15/6, 9h às 11h

Apresentação de um dos curtas produzidos pelo Instituto Marlin Azul: “Vento Viajante” e do “making of” do curta. Conversa sobre o processo de realização do curta. Aula expositiva: O que é animação? O que é cinema de animação? Etapas da realização de uma curta: Roteiro, Storyboard, Plano de Filmagem, Filmagem, Montagem, Trilha Sonora e Difusão.

Aula 02  • 16/6, 9h às 11h

Os princípios da animação e suas diferentes técnicas. Os brinquedos óticos faremos um exercício de experimentação analógica em lápis e papel. A animação stop motion: suas implicações e possibilidades técnicas. Demonstração com uso de aplicativo.

Aula 03  • 17/6, 9h às 11h

Depois de instalado o aplicativo nos celulares dos participantes faremos um exercício de experimentação de animação livre em stop motion. Cada aluno vai realizar uma cena animada. Realizaremos uma conversa sobre os resultados obtidos e sobre as potencialidades como atividade pedagógica dessa experimentação artística.

Material necessário: 01 caixa de massinha de modelar colorida à base de cera, papel sulfite, lápis grafite, celular smartphone para instalar o aplicativo a ser apresentado (Stop Motion Studio).

Sobre o Instituto Marlin Azul

Criado em 1999, o Instituto de Desenvolvimento Social e Gestão de Produção Cultural, Artística e Audiovisual Marlin Azul é uma Organização Não Governamental que desenvolve ações sociais comprometidas com a cultura, a arte e a educação através da democratização do acesso aos bens audiovisuais. Em parceria com órgãos públicos, instituições sociais e organizações privadas, o instituto desenvolve projetos de formação, produção e difusão audiovisuais em benefício de comunidades em situação de exclusão social e cultural.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *