A produção teatral contemporânea e a critica especializada

Por: Doralice Odília e Karina Santos

No dia 19 de Maio de 2011 aconteceu, no 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural, o debate sobre Produção Teatral Contemporânea e a Critica Especializada com Marco Antônio Rodrigues e Felipe Hirsch, diretores de teatro, e Jefferson Del Rios, jornalista e critico teatral, mediada por Oswaldo Mendes.

Durante o debate a discussão permeou o território do fenômeno artístico como acontecimento, sua produção cultural e sua crítica. Cada participante possui uma opinião distinta e que se complementa, de fazer sua arte com paixão, arte que leva a pensar e modificar. Como Marco Antônio disse: “ Os teatros que me interessam, são aqueles que causam pequenas revoluções. Teatro como resistência a morte ou renascimento da vida .”

Jefferson, que se descreve como um “crítico apaixonado, que não fica olhando o bloco, vai apaixonado ao teatro, e faz sua crítica àquilo que é essencial” diz: “ As pessoas não querem a vida, querem fotografar a vida.” – Fazendo uma crítica clara ao mundo definido pelas relações de mercado. Onde, se atrai para vender, “barateando pensamentos”. Tornando as pessoas consumidoras e não cidadãs.

Em contra partida, é ressaltado que antes se tinha conteúdo de qualidade e não haviam recursos. Hoje se tem o Google, o E-book, sites, espaços e liberdade para publicar, editar, pesquisar, e mesmo com a chegada dessas ferramentas, a qualidade foi se perdendo. Ideias geniais foram sendo abafadas pelas grandes mídias, que não deixam que se proponha coisas diferentes, com simples argumentos: “não funciona, não vai dar certo… “.

Sintetizando seus pensamentos, podemos dizer que o teatro é utópico, reumaniza de dentro para fora e deve ser visto com menos preconceito, com críticas verdadeiras. Divulgando suas paixões e multiplicando o público apaixonado por arte.

Evelyn Araripe é jornalista e educadora ambiental. Foi educomunicadora na Viração Educomunicação entre 2011 e 2014. Atualmente vive na Alemanha, onde é bolsista do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders e administra o blog Ela é Quente, que conta as histórias de vida de mulheres que estão ajudando a combater os efeitos das Mudanças Climáticas ao redor do mundo.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *