A Hospedaria e os tijolos do racismo estrutural no Brasil
Oferecida pelo Museu da Imigração, a formação é aberta e gratuita, transmitida ao vivo pelo canal do museu no Youtube. Aula inaugural acontece no Instagram da instituição em 12 de novembro.
–
Em referência ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Museu da Imigração irá promover o curso “A Hospedaria de Imigrantes e os tijolos do racismo estrutural no Brasil” nos dias 18 e 25 de novembro e 02 e 09 de dezembro, sempre das 18h às 21h.
A formação será transmitida ao vivo em nosso canal no YouTube e fará parte da campanha “Sonhar o Mundo”. No dia 12/11, haverá uma live inaugural no Instagram, apresentando a estrutura do curso, com a coordenadora técnica do Museu, Mariana Martins.
Desenvolvido a partir de um grupo de trabalho interno, chamado Histórias invisibilizadas, o curso têm a finalidade de iniciar uma abordagem autocrítica envolvendo questões relacionadas ao período da “Grande Imigração” e ao cenário da construção da Hospedaria de Imigrantes do Brás, fatores – entre tantos – que podem ter contribuído para a consolidação do racismo estrutural na sociedade brasileira. O cronograma contará com a mediação de colaboradores do Museu, integrantes do GT, e participação de convidados especializados, debatendo desde o problema da raça até o mito da democracia racial, conforme detalhes abaixo.
18 de novembro | O problema da raça
Convidados: Matheus Gato de Jesus, Márcio Farias e Casé Angatu
Mediação: Cecília Gonçalves Gobbis
25 de novembro | O pós-abolição
Convidados: Ramatis Jacinto e Carlos Eduardo Coutinho
Mediação: Raquel Freitas e Luiz Gregório
02 de dezembro | Construção de um país mestiço
Convidados: Henrique Restier, Luma Prado e Petrônio Domingues
Mediação: Thiago Haruo Santos
09 de dezembro | Mito da democracia racial
Convidados: Gislene Santos e Juarez Tadeu de Paula
Mediação: Letícia de Sá Brito
Para finalizar a programação, uma roda de conversa sobre racismo no Brasil no âmbito das migrações contemporâneas será realizada no dia 10 de dezembro, também contemplando a campanha “Sonhar o Mundo”. O horário e a plataforma ainda serão confirmados.
Confira o programa completo clicando aqui
