24/11: uma maratona pelo Dia do Profissional do Clima

Um dia inteiro repleto de eventos para capacitar e integrar os jovens na carreira climática

O Dia do Profissional do Clima (DCP) é uma iniciativa anual de mobilização da juventude global, que visa engajar todas as pessoas que trabalham diariamente para o enfrentamento da crise climática. O intuito do evento é sensibilizar potencializar as iniciativas individuais e coletivas, e inspirando mais jovens a dedicarem suas vidas e carreiras para a promoção de um mundo mais justo e sustentável.

A solução pela crise climática passa por todos nós! Precisamos capacitar pessoas para enfrentar desafios climáticos que já estão ocorrendo, criando soluções que combatam ao mesmo tempo a crise climática e o desemprego estrutural. Por isso, convidamos você para participar do Dia do Profissional do Clima (DPC), uma transmissão online de 24h de programação sobre carreiras climáticas, incluindo Palco Principal e eventos paralelos.

O intuito é conectar jovens a oportunidades concretas de trabalho, e mostrar as muitas possibilidades na carreira de baixo carbono.

O evento mobilizará mais de 20.000 jovens, 100 organizações empregadoras e divulgar mais de 500 vagas, catalisando ação climática e combatendo o desemprego por meio da apresentação e oferta concreta de oportunidades profissionais na área. O evento será online no dia 24 de novembro, e será gratuito!

Faça sua inscrição

Como são as atividades dessa maratona?

Todos são bem-vindos para co-criar o Dia do Profissional do Clima: a inscrição para o evento é gratuita! Indivíduos e organizações alinhados ao impacto são convidados a enviar uma proposta para organizar eventos, atividades e ações. Todos são incentivados a enviar propostas. As atividades serão transmitidas com destaque no canal da YCL no YouTube e na página de destino do evento. Algumas opções de atividades sugeridas:

Palestras, debates com convidados de diferentes áreas de atuação, workshops com atividades práticas, clube de leitura e discussões, mostra de filmes com curadoria, fóruns de discussão liderados pelos jovens participantes, feira de profissões com painéis formados por especialistas, e um espaço para oferta de oportunidades de trabalho, estudos e para conhecer serviços relacionados.

Um Cenário Alarmante

Secas, incêndios, chuvas intensas, enchentes e diversos eventos estão sendo potencializados pela crise do clima. A crise climática, causada pela intensificação das emissões de gases de efeito estufa, agrava-se a cada ano, gerando o aumento do nível do mar, distúrbios climáticos e colocando em risco a vida de mais de um milhão de espécies de animais e plantas. Além dos desafios ambientais, o mundo enfrenta uma profunda crise econômica e social, a qual foi intensificada pela pandemia causada pelo COVID-19. Nesse cenário, a população jovem é a mais impactada, sofrendo com o desemprego sistêmico que atinge as mais variadas nações do globo.

No Brasil, a taxa de desemprego jovem deve subir de 27,7% no primeiro trimestre para 38,8% no terceiro trimestre, segundo a consultoria LCA. Serão 7,9 milhões de pessoas de 14 a 25 anos em busca de trabalho — frente aos atuais 5,5 milhões. A pandemia do novo Coronavírus trouxe um alerta para o quão insustentável e injusta é a sociedade atual, além das inúmeras fragilidades do paradigma de desenvolvimento vigente. Por outro lado, o combate à crise climática pode gerar oportunidades sem precedentes para desenvolver o país e gerar novos empregos e oportunidades.

O estudo “Uma Nova Economia para uma Nova Era: Elementos para a construção de uma economia mais eficiente e resiliente para o Brasil” mostra que implementar medidas de baixo carbono resultaria num aumento acumulado adicional do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de R$ 2,8 trilhões até 2030, enquanto a retomada verde da economia levaria a um aumento líquido de mais de 2 milhões de empregos na economia brasileira em 2030 em relação à trajetória atual, e com benefícios já desde o primeiro ano.

O cenário global mostra que é imprescindível investir em educação, democratização dos acessos à rede e em oportunidades. O futuro do planeta demanda uma transição energética, novas estratégias para garantir a segurança alimentar, uma gestão eficiente de desastres e o desenvolvimento do turismo sustentável, entre outras mudanças urgentes.

Para criar esse futuro, o Youth Climate Leaders (YCL), organização internacional que treina conecta jovens profissionais que desejam trabalhar com a pauta climática, criou o Dia do Profissional do Clima, com o objetivo de celebrar as pessoas que trabalham diariamente para combater a crise climática, divulgando suas iniciativas e inspirando mais jovens a dedicarem suas vidas e carreiras à promoção de um mundo mais justo e sustentável. 

De acordo com Cassia Moraes, fundadora e CEO do YCL, “essa é uma ideia cujo tempo chegou: a juventude deseja um futuro sustentável e já está se mobilizando para construí-lo. Precisamos capacitar pessoas para enfrentar desafios climáticos que já estão ocorrendo, criando soluções que combatam ao mesmo tempo a crise climática e o desemprego estrutural”, reforça Cássia.

Garanta a sua vaga nessa maratona!

Acompanhe o dia do Profissional do Clima nas redes

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *