Imagem de Tumisu por Pixabay

10 podcasts das periferias pra ouvir na quarentena

Uma lista com 10 podcasts produzidos por diferentes grupos e coletivos das periferias que você precisa conhecer – e ouvir – nestes tempos de isolamento social

Por Periferia em Movimento

As plataformas de áudio, como Spotify e Soundcloud, são as novas rodinhas de conversa das quebradas. Isso porque diferentes coletivos e grupos que atuam nas periferias têm se apropriado dessa tecnologia para continuar os diálogos, com entrevistas, debates e ações educativas.

A Periferia em Movimento listou 10 podcasts pra você acompanhar, ouvir e compartilhar.

1. Pandemia sem Neurose

Começamos com esse podcast do qual fazemos parte!

Idealizado por Gisele Brito e Tony Marlon, integrantes da Rede Jornalistas das Periferias, com as iniciativas Alma Preta, Desenrola e Não Me Enrola e Periferia em Movimento, o “Pandemia sem Neurose” é mais que um podcast: é áudio pra enviar no grupo do whatsapp, informar sobre o coronavírus e combater a pandemia e o pânico nas periferias.

Entre as pautas, estão informações sobre prevenção ao coronavírus, os perrengues pra receber auxílio governamental e outras informações pra passar pela quarentena na quebrada. Você pode participar enviando perguntas ou comentários para o número de zap (11) 95781-6636 ou clicando aqui.

Dá o play pra ouvir abaixo:

2. Lugar de Quarentena

Produzido pelo coletivo ArquePerifa, diretamente dos distritos de Parelheiros e Marsilac (Extremo Sul de São Paulo), o podcast foi feito para entender e compartilhar diferentes vivências e impactos da covid-19 nas periferias. O projeto tem apoio da Unicef e da Viração Educomunicação com objetivo de descentralizar os meios de comunicação.

“Vem nessa pegada de ‘desuniversalizar’ os impactos da pandemia e dar voz às diversas demandas que existem”, explica Laura da Silva, uma das responsáveis pela iniciativa, que é produzida numa videoconferência via skype. “As pessoas respondem se identificando com os problemas, questionando coisas ou até dizendo que nunca tinham pensado sobre isso”.

O grupo já abordou temas como cultura e educação à distância. Dá pra ouvir no YouTube, no Spotify ou clicando no play abaixo. Também rola uma versão menor pelo whatsapp.

#15 – Parelheiros: o pulmão de São Paulo LUGAR DE QUARENTENA

O 15° Lugar de quarentena é sobre aquecimento global na pandemia. Nesse bate papo chamamos Valéria Marcoratti, agricultora organica, fundadora da Nossa Fazenda e Mariana Belmont jornalista e militante da Uneafro O Arque Perifa entende que uma narrativa não dá conta de cobrir a diversidade de experiências existentes e disso nasce o Lugar de Quarentena. Lembramos que as opiniões expressas pelos convidados não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos do coletivo.
  1. #15 – Parelheiros: o pulmão de São Paulo
  2. #14 – Sistema carcerário e o COVID-19: aglomerado de negligências.
  3. #13 – Intolerância e descaso: os efeitos da pandemia na população LGBT
  4. #12 – Solidariedade na quebrada
  5. #11 – Reabertura do comércio em Parelheiros

3. RuasCast

Distante fisicamente da molecada, o Projeto R.U.A.S criou um podcast para manter a comunicação com crianças e adolescentes que participam das ações educativas na em bairros do Grajaú e Parelheiros.

Pelo RuasCast, os educadores do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Interlagos conversam sobre brincadeiras, enrascadas que se meteram quando também eram pequenos e falam de prevenção, como no caso do episódio sobre o enfrentamento à violência sexual.

“Algumas crianças mandaram áudio pra gente falando de umas brincadeiras que elas gostam”, diz a técnica social Cristiane Rosa. “Ainda estamos aprendendo a usar mais essa nova possibilidade de comunicação”.

4. Daqui onde nasce a humanidade

Criado por Paulo Cruz, o podcast relata como os moradores das periferias de São Paulo estão enfrentando o coronavírus. Quais são as dificuldades, quais são as estratégias e como a solidariedade que nasce de nossas vivências têm construindo uma segurança em tempos de pandemia.

No primeiro episódio, por exemplo, Luciana Aparecida narra seus desafios como mãe solo e empreendedora social com acesso à internet e para utilizar o vale-merenda disponibilizado pelo governo.

Daqui onde nasce humanidade #012 Daqui onde nasce humanidade

No 12 Episódio Daqui onde nasce humanidade, vamos conversar com Milena Lima Idealizadora do projeto Mile.lab marca de moda marginal que diante da pandemia transformou seus esforços em confeccionar máscaras para a comunidade no seu entorno. Além de garantir o uso de máscara que na pandemia se tornou item obrigatório, a Mile.lab desenvolveu panfletos ensinando a usar a máscara e se proteger do vírus.   A moda periférica no combate a covid-19, gostou então ouça o episódio. Quer conhecer mais sobre o trabalho que a Mile.Lab desenvolve, procure nas redes sociais, Facebook: Mile lab e Instagram @mile.lab.
  1. Daqui onde nasce humanidade #012
  2. Daqui onde nasce humanidade #011
  3. Daqui onde nasce Humanidade #010
  4. LigaAqui! 156 #02
  5. Daqui onde nasce Humanidade #009

5. O Corre

Fruto de uma necessidade de repensar a comunicação dentro das quebradas de forma que traga para nossa realidade, nossas vivências e principalmente nossas linguagens, O Corre Coletivo tem produzido um podcast que aborda questões variada – desde histórias de trapaças até um panorama sobre a covid-19 nas quebradas.

Nesse episódio, aliás, os apresentadores Weslley Silva (Lelo) e Lucas Andrade contam com convidados de periferias de diferentes lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

6. Manda Notícias

Outro podcast com notícias sobre o impacto da pandemia nas periferias, o “Manda Notícias” é produzido pela jornalista Gisele Alexandre, do Capão Redondo (Zona Sul de São Paulo) e faz parte da campanha nacional #CoronaNasPeriferias. Você pode ouvir pelo spotify ou receber direto no whatsapp, 03 vezes por semana, mandando um salve no (11) 98336-0334.

7. Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia.

Além de ouvir pelo spotify, também dá pra receber o informativo pelo whatsapp mandando um salve pelo (11) 9 7591 5260 ou clicando no link bit.ly/olamural.

8. Rádio Mixtura

A plataforma de rádio on-line tem conteúdo colaborativo postado no site e canal no spotify. A apropriação e a interação do público são o que definem a diversidade da programação.

9. Papo de Quebrada

Apresentado por Max Maciel, o podcast traz uma visão periférica sobre a cidade, a politica e o entretenimento. Max é morador da cidade de Ceilândia, no Distrito Federal, e está metade de seus 35 anos na militância juvenil.

“Acredito na Juventude engajada, moderna nas ideias, decisiva na politica e que traz novas iniciativas. Eu acredito na Juventude viva!”.

10. QuebraDev

O QuebraDev é um podcast de origem periférica que surgiu de forma independente com a ideia de disseminar informação de uma maneira simples, interativa e inclusiva. Já rolava bem antes da pandemia acontecer e é referência importante pra quem tá produzindo na quebrada. Ouça:

*Texto originalmente publicado em 15 de maio de 2020.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *