III Encontro “REFLETIR BRASIL” marca a volta de Domenico De Masi ao Brasil

Valkiria Iacocca | Imagem: EBC/Creative Commons

 

domenico_de_masi_medio

 

Com a participação do sociólogo italiano Domenico De Masi, o terceiro Encontro Refletir Brasil, edição 2015, será realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2015, na sede do IED – Instituto Europeu de Design (Rua Maranhão, 617 – Higienópolis), em São Paulo, e terá como tema UTOPIA E REALIDADE.

Promovido pelo grupo Oca Brasil em parceria com o S3.Studium do sociólogo Domenico De Mais, este encontro foi inspirado no modelo do Festival de Ravello, na costa Amalfitana, na Itália. O objetivo do evento é compartilhar conhecimentos e vivenciar a formação de um grupo criativo, em uma grande metrópole, uma cidade dinâmica, contraditória, síntese da brasilidade, como São Paulo.

A ideia de um Brasil distante dos estereótipos costumeiros foi lançada em março de 2013, em Paraty, no primeiro encontro Refletir Brasil, quando o tema central foi “Um diálogo sobre a Brasilidade”. Um segundo encontro ocorreu em abril de 2014, dando um passo adiante na busca de novas formas de convivência nas cidades. O resultado deste evento mostrou a urgência de construirmos, entre nós, uma “cultura da reflexão”.

O encontro contará com pessoas de diferentes áreas, qualificadas e capazes de refletir sobre o momento atual da evolução brasileira, portanto, será uma experiência única para construir em conjunto com líderes de diferentes setores da sociedade, referências para um país justo, sustentável e tecnologicamente avançado.

Seguem os temas que serão discutidos no III Refletir Brasil:

 

Entre o céu e a terra

Com a participação de Ladislau Dowbor, economista, professor titular do departamento de pós-graduação da PUC-SP nas áreas de Economia e Administração; Massimo Canevacci, professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais da Università degli Studi di Roma – La Sapienza, Itália, e Frei Betto, frade dominicano, autor de mais de 60 livros, editados no Brasil e no exterior. Moderador: Victor Megido.

 

Entre o corpo e a imagem

Com a participação de Lais Bodansky,cineasta premiada, criadora do projeto Cine Tela Brasil, sócia diretora da Buriti Filmes; Daiane dos Santos, ginasta brasileira, que competiu em provas de ginástica artística, ganhadora de inúmeras medalhas para o Brasil e Clodoaldo Silva, nadador e medalhista paraolímpico.Moderadora: Isis de Palma.

 

Entre os Meios e os Fins

Com a participação de Washington Olivetto,publicitário, CEO da WMcCann Worldgroup; Hiran Castello Branco,presidente do Conselho Nacional de Propaganda, publicitário e empresário do setor de comunicação, e Florestan Fernandez Jr, jornalista, diretor de jornalismo da EBC TV Brasil. Moderadora: Oriana Monarca White.

 

Além de produzir o Manifesto REFLETIR BRASIL 2015, o encontro será encerrado com uma palestra de Domenico de Masi.

 

ONDE E QUANDO

São Paulo

27 e 28 de Abril de 2015

IED – Instituto Europeu de Design

Rua Maranhão, 617 – Higienópolis.

 

Mais informações aqui.

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *