203 Comments

  1. JESUS APARECIDO ALVES
    22 de setembro de 2016 @ 20:35

    SO SE FALAM DE REDUZIR A MAIORIDADE PENAL.
    Sou a favor da maioridade CIVIL, não como os congressistas estão defendendo e colocando a sociedade contra nossos jovens, hoje atualmente somos 2.300 milhoes de jovens nessa faixa etaria e temos aproximado 345 mil presidiários, então comparando estamos com conceito positivo de termos jovens responsaveis, trabalhadores, obedientes em maior quantidade.
    O congresso só encherga na sociedade bandidos e atribuem esse conceito aos jovens, isto somente para ganharem tempo, ficarem discutindo, discutindo e ganharem tempo, sem fazerem nada, exatamente nada e ganhar seus salarios sem nenhuma preocupação com a sociedade.
    SOU A FAVOR DA MAIORIDADE CIVIL, é bem diferente da pauta atual, estou defendendo a maoridade civil de 18 anos para 16 anos, para reconhecermos e atribuirmos aos nossos jovens a responsabilidade estampada em nossos jovens desde a adolecesncia.
    Com a redução da “maoridade civil” eles poderão trabalharem, votarem,, tirar CNH, para que todos passam a ajudarem seus pais, familiares, em todos os compromissos familiares.
    Com isso temos muito a ganharmos, exemplo: as concessionarias irão fabricar um volume maior de veiculos automotores, e com isso ira gerar mais empregos, movimentando a nossa economia com superávit. TUDO MUDARÁ.
    Hoje o congresso estão colocando a sociedade contra nossos jovens e não é bem assim. TEMOS A MAIORIA DE NOSSOS JOVENS RESPONSAVEIS.

    Responder

  2. Oséias Cardoso de oliveira
    3 de setembro de 2015 @ 23:43

    Não concordo, pois até na década de 1920 o Brasil adotava a lei de que a criança com 9 anos de idade já havia o discernimento entre o certo e o errado, e assim podendo ser julgado(a) como um adulto.
    Porém, essa medida aflorou um equívoco, quando um adolescente de 12 anos no presídio foi abusado fisicamente várias vezes por 20 detentos no total.
    E então, por que essa medida nos tempos atuais vão trazer um bom resultado?

    Responder

  3. Elival Brito
    1 de setembro de 2015 @ 00:57

    sim, pois ai poderemos dirigir e trabalhar sem depender 100% dos nossos pais alem do fato de que se alguem roubar ou matar ira ser tratado como um criminoso e ser preso

    Responder

  4. Zenne
    29 de julho de 2015 @ 08:28

    Não,porque o jovem vai voltar pior do que ele entrou

    Responder

  5. Rafaela
    15 de julho de 2015 @ 13:42

    Sou a favor sim, a partir do momento em que invistam nisso. Não acho correto pegar um menor infrator que roubou, por exemplo, um cordão e jogar em uma prisão na qual existem estupradores e assassinos. Existe diferença entre um jovem que te rouba sem te agredir, de um jovem que te estupra, te esfaqueia, ou até mesmo lhe dá um tiro. O jovem que só rouba, TALVEZ, ainda tenha jeito, de repente em uma reabilitação ele saia de lá diferente, agora um que mata, ou estupra, não tem como sair pior.
    Não acho que apenas educação resolveria, isso não é falta de oportunidade, se ele não quiser ser educado, ele não vai ser. O Brasil poderia ser o primeiro no ranking de educação, se o jovem não quiser fazer as coisas como deve ser feitas, ele não vai fazer. E a vocês que defendem com todas as forças, no dia que alguém da sua família for assaltado, estuprado, ou até mesmo assassinado por algum “jovem que não tem oportunidades” leve-o para casa e o matricule em uma escola.

    Responder

  6. Marry Guerra Santos Guerra
    5 de julho de 2015 @ 23:55

    Acredito que o senhor Ministro da Justiça está imensamente equivocado. Trabalho há mais de seis anos com adolescente infrator e tenho muita experiência empírica no assunto. Quando o ministro diz "entra pequeno delinquente e sai chefe de quadrilha" temos a confirmação pelo estado que o sistema está errado e não recupera ninguém. Em mais de seis anos de trabalho, nunca vi nenhum adolescente envolvido em crimes graves se "ressocializar". Pelo contrário, já vi adolescente cometer mais de 40 assaltos a mão armada ao longo da adolescência, devido a impunidade que a lei impõe. Quem sofre com tudo isso??? A população, que tenho absoluta certeza, em sua grande maioria apoiaria a redução da maioridade. Nosso Estatuto da criança e adolescente é utópico, totalmente fora do contexto da realidade brasileira. O que se precisa hoje no Brasil é acabar com essa sensação de impunidade.Com 16 anos pode-se votar e não pode ser penalizado criminalmente, isso está errado.

    Responder

  7. Ana Santana di m.D.
    2 de julho de 2015 @ 21:19

    Nao sou a favor

    Responder

  8. Rubens Miranda
    1 de julho de 2015 @ 11:33

    porque não votam para que crianças e jovens tenham horário integral nas escolas, e
    ainda amplie para jovens cursos profissionalizantes….que tal votar para que os que estão presos sejam realmente recuperados…jovens da FEBEM…e os demais que ficam em cubículos construídos para 06 e existem em torno de 10 a 30 pessoas….que tal também votar para combater o tráfico com intensidade….e punição para policiais envolvidos…..que tal votar para que tenhamos condições reais de atendimento pelo sus….que tal votar para que triplique as investigações em nossos estados(prefeituras) etc…….querem lavar as mãos, transferir responsabilidade, e ter fotos de qualquer forma

    Responder

  9. nadia
    27 de junho de 2015 @ 12:26

    li demais, e concordo com os que disseram sim

    Responder

  10. Esther Marques
    21 de junho de 2015 @ 13:40

    Concordo , porque um adolescente que mata . Ao invez de ir presso ,ira ter que exercer atividades educacionais?
    É obvio que não, jamais, pois se foi capaz de matar, estando ciente do seu ato, terá capacidade, de enfrentar uma cadeia…

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 14:53

      Oi Esther.
      A ideia de atividades educacionais especialmente para menores de 18 anos que cometem crimes é educá-los para que não voltem a cometê-los, não uma forma de poupá-los de responder por seus atos.
      Essa noção é uma das principais na discussão sobre a redução da maioridade penal.
      Saiba mais nessa outra matéria da AJN >>> https://goo.gl/5ELQ3h

      Responder

  11. Inês Silva
    19 de junho de 2015 @ 23:43

    Sim

    Responder

  12. Leise Silva
    18 de junho de 2015 @ 14:13

    N concordo! Ate msm pq n vai resolver nd. Pode ate ser q piore a situacao. Eles falaram q vai ter uma prisao separada de adultos e criancas. Mas tem algo q eu, e acho q outras pessoas estam se perguntando. 1° eles alegam nunca tem dinheiro pra construir ou reformar escolas, hospitais, equipamentos que sao extremamente necessarios, como um aparelho pra fazer resonancia magnetica aqui em um dos hospitais de Brasilia, e muito menos resolver pequenas coisas que qualquer cidadao que paga seus impostos espera. E tenho uma duvida que espero ser esclarecida.”Se um adolecente na idade de 16 anos for abusado sexualmente ou de alguma outra forma por um adulto, como sera feita a ocorrencia?” Vao dizer q esse adolecente por ser maior de idade, provocou o autor do abuso, que ele que quis fazer, q ele sabe o q faz, q ja tem a responsabilidade total da sua vida, e n poder registrar uma ocorrencia? Gostaria muito q alguem ou algum deles q votaram a favor dessa reducao esclarecesse essas pergutas.

    Responder

  13. Marilia Queiroz
    18 de junho de 2015 @ 11:02

    eu sou a favor que os jovens pague pelos seus crimes a partir de 16 anos

    Responder

  14. NAIDES
    12 de junho de 2015 @ 23:58

    EU SOU A FAVOR A REDUÇAO DE 18 ANO PARA 16 ANOS POR QUE ELES PODE VOTAR ELES PODE NAMORAR E CECASAR E TRABAIHAR VIAJAR E RESPONDER POR A QUILE QUE FAS

    Responder

  15. Janio Ferreira
    13 de junho de 2015 @ 01:47

    SIM! TOTALMENTE A FAVOR..
    http://www.osbatutas.com.br/

    Responder

  16. Caroline
    6 de junho de 2015 @ 16:39

    Meu Deus, quanta ignorância! Reduzir nao é a solução! Sou totalmente contra!
    Muita gente falando que o menor de 16 anos tem consciência do que faz. É fácil falar quando nao é voce que esta passando fome ou necessidades. Quando nao é você que é pobre, criado no meio da criminalidade. Abandonado pelo estado que nao da educação, saude, lazer, etc. Abandonado pela família que mts vezes nao tem estrutura nem pra dar educaçao. Isso é um problema social!
    Reduzir a maioridade penal só vai agravar a situaçao, pois os presidios no Brasil estao em super lotaçao. O menor vai entrar la ruim e sair pior. Esse é o mal das pessoas. Quando alguem comete um crime jogam na cadeia e que se dane! Excluem eles! Esquecem que um dia eles vao sair de la, e muito pior infelizmente. Porque indice de reincidência dos presos é de 70%. Ou seja, nao adianta só prender! O Brasil é o terceiro país do mundo com maior população carceraria. Ou seja, se colocar na cadeia fosse solução nós viveríamos num país sem crimes.
    Deve-se criar medidas socio educativas pra recuperar esses jovens. Deve criar medidas para recuperar e reintegrar a populaçao carcerária na sociedade. Porque eles nao vao ficar presos pra sempre. Entao devemos cuidar pra que eles saim de la nao pior do que quando enrraram. E dar assistencia aos jovens pra que nao entrem ou permaneçam na criminalidade.

    Responder

  17. Pedro Roberto Lima
    4 de junho de 2015 @ 21:40

    O que muitos querem é defender a tal RESSOCIALIZAÇÃO…

    A redução da maioridade está apenas defendendo uma maior punibilidade aos agentes criminosos, ou seja, aquele que comete um crime, deve responder pelo seu ato, de acordo com o código penal, a partir de 16 anos.

    A ressocialização desse ou daquele indivíduo, já é outra discussão, totalmente diferente… Que exige outro tipo de abordagem e um grande investimento em políticas públicas.

    Realmente, com a redução não vai acabar, nem diminuir a criminalidade, nem vai ressocializar ninguém… mas é certo que quando preso aquele indivíduo vai ter que arcar com a pena prevista na Lei para o crime cometido, diferente do que ocorre hoje, com menores de 12 a 17 anos… que quando muito permanecem 45 dias detidos.

    Responder

  18. Belo Weverton
    3 de junho de 2015 @ 16:05

    Concordo plenamente que sejam sim maior com seus 16anos não só penal mais na lei trabalhista , o que esses jovens precisam é trabalhar mais e estudar para ser alguém na vida!

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      27 de abril de 2017 @ 14:58

      Ei Belo, se a maioridade for reduzida, os jovens que cometem crimes não conseguirão estudar nem trabalhar, como você propõe, pois na cadeia não terão acesso à escola e quando saírem dela, dificilmente conseguirão emprego… Saiba mais sobre a discussão da redução da maioridade penal nessa matéria da AJN>>> https://goo.gl/PwXHn4

      Responder

  19. sanny ellen
    1 de junho de 2015 @ 17:27

    Sim.pois se podem votar no futuro do mundo e pode simplesmente cometer atos criminosos ,devem assumir os erros e paga seriamente e rigidamente .

    Responder

  20. IARLO
    29 de maio de 2015 @ 13:52

    eu comrdo pois se ele pode maratar ele pode pagar por seus atos

    Responder

  21. Vinicius Pessanha
    27 de maio de 2015 @ 16:50

    SIM. Totalmente a favor. O adolescente a partir até mesmo dos 14 anos já possui discernimento para saber o que é certo ou errado. Aos 13 travalhava e estudava e possuia faculdades mentais e caráter para ter esse discernimento. Eu acho até que deveria ser aos 14, mas isso deveria ter um tratamento social como em outros países: o menor que praticar o crime…vai para um reformatorio..e depois cumpre o resto da pena no presídio. Não vamos tentar tapar o sol com a peneira.

    Responder

  22. Junior Santos
    23 de maio de 2015 @ 06:10

    Troso bobo daqui a pouco estão redusindo para crianças de 10 anos
    Kkkkkkkkkk

    Responder

  23. Junior Santos
    23 de maio de 2015 @ 06:06

    Eu tenho 16 mas não concordo com assa lei

    Responder

  24. TEODORO
    21 de maio de 2015 @ 14:26

    então eu ainda to na duvida porque!por um outro lado se o adolescente já faz sexo,rouba e mata com certeza ele deve ser punido porque ele já tem com ciência do que faz porque não pagar por algo que ele fez
    e por outro lado eu acho isso uma perca de tempo porque depois que o adolescente for preso a parti dali ele já não será mas um adolescente já vai ser um homem porque ele vai conviver com pessoas que de outro nível que vai ensina ele a fazer coisa absurdas, e quando sair de lá ele vai sair pior do já era.. vai fazer coisas louca!
    E ESSA E A MINHA OPINIÃO… COMO DIZ AQUELE DITADO ” REGRAS SO EXISTE EM CAMPO DE FUTEBOL” POR QUE A LEI DO NOSSO ESTADO SO ESTA DE ENFEITE
    #CHATIADO

    Responder

  25. gilson
    20 de maio de 2015 @ 10:41

    Sou absolutamente a favor a redução da maioridade penal. Eles estão matando, roubando, a torto e a direito.e os políticos não fazem nada pelo clamor da população brasileira etc.etc.etc.

    Responder

  26. Anderson Micael
    20 de maio de 2015 @ 00:49

    tenho 15 anos mas logo vou está fazendo meus 16 anos e sou a favor ,pq talvez com isso todos tomem juízo e não cometem nenhum tipo de crime

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      27 de abril de 2017 @ 15:01

      Ei, Anderson! Você não acha que para que os jovens que cometeram crimes “tomem juízo” eles precisam de educação? Dentro da cadeia eles não vão conseguir isso. Esse é um dos principais pontos de discussão sobre a redução da maioridade penal. Saiba outros pontos nessa matéria da AJN >>> https://goo.gl/PwXHn4

      Responder

  27. anderson micael
    19 de maio de 2015 @ 21:43

    sim,se as crianças de 16 anos já estão cometendo vários crime,então elas já pode responder pelos seus crimes mesmo sendo de menor

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      27 de abril de 2017 @ 15:03

      Oi Anderson! Esses adolescentes já respondem por seus crimes hoje, sendo direcionados para a Fundação Casa!
      O problema é que em uma prisão normal eles não terão acesso à educação que precisam nessa idade.
      Esse é um dos grandes pontos de discussão sobre a redução.
      Saiba mais nessa matéria da AJN >>> https://goo.gl/PwXHn4

      Responder

  28. Matheus Allves
    14 de maio de 2015 @ 01:08

    Nao achu certo

    Responder

  29. Lucia Helena Bueno leinig
    9 de maio de 2015 @ 18:48

    Sou a favor da redução da maioridade penal pois acho que quem comete um crime deve pagar por isso .Nao é justo pra família da vítima o crime ficar impune .Reduzir a violência requer políticas de ação governamental bons exemplos etc

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      27 de abril de 2017 @ 15:06

      Para reduzir a violência é preciso políticas de ação governamental, mesmo, Lúcia. Mas será que prender um jovem que cometeu um crime, significa isso? Dentro da cadeia, esse adolescente não vai ter acesso à educação e quando sair não vai ter acesso a trabalho, o que pode levá-lo a cometer outros crimes. Essa é uma das grandes coisas a se pensar sobre a redução da maioridade. Saiba mais sobre o tema nessa matéria da AJN >>> https://goo.gl/PwXHn4

      Responder

  30. Mylly Gomes
    3 de maio de 2015 @ 12:18

    Sou a favor dessa lei ,isso Vai ser muito bom para todos

    Responder

  31. Júlia Sousa Nascimento
    29 de abril de 2015 @ 20:26

    Sou a favor da maioria penal, pois a partir de 16 anos a pessoa possui o direito de votar, algo extremamente importante que irá decidir as nossas vidas. É uma incoerência dar esse direito a uma pessoa que não pode ser capaz de discernir entre o certo e o errado e responder pelos seus crimes. É preciso parar de achar que o brasileiro é coitadinho! Sou negra, mas fiz faculdade e não precisei de cotas, pois sempre estudei e trabalhei, meus pais sempre me criaram com rigor, primando sempre pela honestidade, nunca me pouparam quando eu cometida alguma falha. A sensação que temos no Brasil é de que as leis são brandas demais e a justiça praticamente não existe.

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 15:55

      Ei Júlia, a impunidade realmente é uma questão no Brasil, mas será que prender menores de 18 soluciona a criminalidade? Muitas pessoas defendem que é preciso de educação para combater problemas sociais como esses, coisa que não há nas cadeias.
      Por isso, reduzir a maioridade poderia ser prejudicial para o próprio país.
      Saiba mais sobre isso nessa outra matéria da AJN >>> https://goo.gl/5ELQ3h

      Responder

  32. bianca sousa
    29 de abril de 2015 @ 12:56

    sim,pq se eles capacidade de tirar a vida de um trabalhador,porque eles nao podem responder pelos seus atos,nem sempre os pais são culpados pelos atos dos filhos,lugar de criança e na escola SIM,mas como eles nao querem tem pagar caro,nem todos da humanidade são responsaveis,por isso não temos que pagar pelos erros dos ourtos.voto SIM<SIM<SIM.

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 14:56

      Ei Bianca, nem sempre os adolescentes que não estão na escola ou que cometem crimes não se educaram porque não queriam.
      Por isso, a punição a menores de idade que cometem crimes é direcionada pela Fundação Casa, onde os adolescentes recebem educação para não voltarem a cometer crimes.
      Essa é uma das principais questões entorno da redução da maioridade penal: Nas cadeias, eles terão acesso à educação e serão reabilitados ou voltarão a cometer crimes depois de lá?
      Saiba mais sobre essa discussão nessa outra matéria da AJN>> https://goo.gl/5ELQ3h

      Responder

  33. Thalya Araujo
    29 de abril de 2015 @ 00:03

    Eu tenho 16 anos e sou a favor.

    Responder

  34. Fabiana Carvalho Dos Santos
    28 de abril de 2015 @ 18:13

    Sim tem que pagar por que fez. Mais não vai ser só isso que vai diminuir a criminalidade o governo tem que investir na educação de Boa qualidade e da oportunidade e condições melhor de trabalho

    Responder

  35. layninha
    27 de abril de 2015 @ 18:20

    sim , concordo pois se forem pegos e soltos sempre continuaram no crime pois são imunes as leis penais.. sim concordo acho que todos tem que pagar pelo crime que comete independentemente da idade.

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 14:58

      Mas será que quando são presos em prisões normais eles não voltarão a cometer crimes quando saírem de lá?
      Essa é uma das questões da discussão sobre a maioridade penal.
      Saiba mais nessa outra matéria da AJN >> https://goo.gl/5ELQ3h

      Responder

  36. maria katiana dos reis xavier
    27 de abril de 2015 @ 12:50

    somos 20 na minha familiar e todos são de acordo o jovem cometem crime tem que paga sim 16anos já vota porque não pode ser punido tem que ser punido sim.

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      27 de abril de 2017 @ 15:10

      Ei Maria, os adolescentes que cometem crimes hoje já são punidos. Eles são direcionados para a Fundação Casa.
      A diferença é que nas prisões convencionais eles não terão acesso à educação, o que pode deixá-los em situação de maior marginalidade e levá-los a cometer mais crimes.
      Essa é uma das principais questões da redução. Saiba mais sobre essa discussão nesse texto da AJN >> https://goo.gl/PwXHn4

      Responder

  37. maria katiana dos reis xavier
    27 de abril de 2015 @ 12:48

    tem que ser punido sim depois dos 16anos.

    Responder

  38. maria katiana dos reis xavier
    27 de abril de 2015 @ 12:47

    Gostaria que fossem preso pelos seus atos a partir de 16anos de idade.

    Responder

  39. Paulo Possidonio
    25 de abril de 2015 @ 23:20

    Nao.o q eu acho q esses pomiticos tem é q para de rouba o dinheiro do povo e envesti numa educaçao de qualidade e facilita o.acesso pois quando vamos coloca uma criança na escola os pais te q madruga dois ou tres diasnas porta das escola e quando um adolecente ve um politico roubando o nosso dinheiro ele tambem se acha no mesmo direito de rouba os outo.

    Responder

  40. Fátima Arruda
    23 de abril de 2015 @ 21:10

    Eu sou contra, por que assim nossas autoridades e os pais estariam apenas tirando essa responsabilidade que é de todos nós e jogando toda ela sobre o adolescente.

    É preciso reverter esta direção “urgente” e dar um caminho para os jovens gostarem de viver…. e ter um futuro…

    Responder

  41. Clenio menezes ferreira
    23 de abril de 2015 @ 21:03

    Não concordo porque o jovem tem direito de recomesar uma nova historia pois eu tive so apos os 18 aprendi conpreder a vida como ela e obrigado

    Responder

  42. Maria tereza lopes
    23 de abril de 2015 @ 20:43

    Sou totalmente contra,pois na minha opinião jovens tem que estudar e não estar preso,pq que não fazem uma lei que obriga estudar ou trabalhar se não ai sim ir preso,tenho certeza que se fossem seus filhos que nao iam gostar de ver presos,pq os governantes não se mobilizam a tirar esses jovens das ruas.Cadeia só piora as coisas é la que eles aprendem muito mais.Hoje pra vc adotar uma criança é uma grande burocracia e ainda não consegue mas pra deixar as crianças jogadas na rua ai não tem problema pq dai é só pegar e jogar na cadeia pq virou bandido!!!!

    Responder

  43. Paulo Henrique
    23 de abril de 2015 @ 03:09

    Se ele pode votar e cometer crime, também pode assumir seus erros..

    Responder

  44. luiz
    22 de abril de 2015 @ 10:06

    sou a favor da maioridade penal ser reduzida a 16 anos , pois se a pessoal tem capacidade de votar, trabalhar ela ja pode responder pelos seu atos e também quero deixar claro que a falta de educação que o adolescente nao recebeu ou nao teve acesso, isso não é desculpa, pois hoje ha varias oportunidades gratis de estudo, currsos e etc.

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 15:48

      Olá Luiz, é verdade que a educação é gratuita e há opções de cursos grátis, mas será que são sempre acessíveis? As filas para ingressar em escolas públicas são grandes e muitas vezes não há escolas perto dos lugares onde os jovens moram, o que dificulta muito o acesso. A mesma coisa com outros cursos gratuitos. Assim, ainda existem muitos adolescentes sem acesso à educação e direitos básicos, que é uma das principais questões entorno da redução da maioridade penal. Saiba mais >>> https://goo.gl/5ELQ3h

      Responder

  45. Fatima de Sousa
    21 de abril de 2015 @ 22:53

    Concordo que o menor infrator tem que pagar pelo seu crime, a pobreza não é desculpa para ser um delinquente Pois sou órfã de mão e não tive pai, pois o mesmo disse que filho de puta não tinha pai. Mas Deus me deu uma mãe adotiva e fui criada pela senhora que ajudou no parto da minha mãe, e a mesma era pobre mas me deu educação e eu não quis me corromper. Me casei tive dois filhos e não era rica criei-os com muita dificuldade com meu marido e tão pouco nenhum se corrompeu. Não que a cadeia ira transformar este jovem, mas tem que os punir e dar responsabilidades.

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 15:44

      Ei Fátima, uma das questões sobre a redução da maioridade penal é se a cadeia vai transformar esse jovem, como você mesma apontou. Muitas vezes, pessoas que foram presas voltam a cometer crimes depois que são soltas. Isso pode acontecer pior ainda com adolescentes, pois esses ainda não tiveram acesso à educação completa, então terão mais dificuldades para conseguir emprego e serem incluídos quando forem libertados. Então, prender, talvez não seja a melhor opção.
      Saiba mais sobre essa discussão nessa outra matéria da AJN >>> https://goo.gl/5ELQ3h

      Responder

  46. elane
    21 de abril de 2015 @ 22:28

    minha opinião é sim pra mim eles tem total consciência do que fazem i devi ir pra cadeia

    Responder

  47. Victor
    21 de abril de 2015 @ 22:16

    Com a redução da idade penal também poderei fazer as coisas que os adultos fazem como por exemplo, tirar carteira de trabalho e de motorista e exigência por melhor saúde e segurança , por que se posso responder pelos meus atos, também posso exigir meus direitos.

    Responder

  48. José Gois
    21 de abril de 2015 @ 22:08

    Sim sou afavor da maior idade de 16 anos,se pode votar,pode muito bem saber o certo e o errado…

    Responder

  49. tatiane silva r
    21 de abril de 2015 @ 21:59

    sim
    a lei vai acabar com muitos crimes do Brasil
    vai ensina nosso adolescentes serem mais responsáveis. vai sentir na obrigação de agir dentro da lei

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 15:17

      Ei Tatiana, muita gente questiona se a lei vai diminuir a criminalidade.
      Existem muitos casos de presos no Brasil que saem da prisões e voltam a cometer crimes. Uma das hipóteses para isso é a situação de vulnerabilidade na qual os ex-detentos se encontram – sem emprego, sem dinheiro.
      E isso pode acontecer – e ainda pior – com adolescentes, pois eles não tiveram acesso à educação. Essa é uma das principais questões sobre a redução da maioridade penal.
      Saiba mais sobre isso nesse outro texto da AJN >> https://goo.gl/5ELQ3h

      Responder

  50. Everaldo
    21 de abril de 2015 @ 21:29

    porque não fazem eles trabalhar até os 18 anos pixou manda ele um mês pagar em serviço se estuda vai a escola e vai pagar pelo seu erro no dia seguinte vai a escola isso se quem apronta duvido que estuda sabe roubar sabe votar sabe matar e conhece muito bem as lei que lhe favorece as coisa nesse país tem que ser mais serias não ficar querendo inventar lei que só prejudica a classe pobre

    Responder

  51. Jorge Antonio Neves
    22 de abril de 2015 @ 00:24

    sou a favor dessa lei !

    Responder

  52. marcia duque estrada
    21 de abril de 2015 @ 21:12

    Acho que devem sim serem presos,mas que façam um reformatório próprio,e não prende-los com marginais.Esse reformatório seria como se fosse como um colégio interno,com aulas,e regras para educa-los e que eles também aprendessem alguma profissão.Também trabalhassem organizando suas celas,que usassem uniforme para sentirem que estão sendo educados.

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 15:05

      Ei Marcia, sua ideia é muito parecida com o que deveria acontecer hoje no Brasil, mesmo sem a redução da maioridade penal. Atualmente, os adolescentes que cometem crimes são direcionados à Fundação Casa, onde deverem passar por medidas socioeducativas para serem reabilitados para conseguirem empregos e saírem da situação de vulnerabilidade social.
      No entanto, nem sempre isso acontece.
      Então, precisamos lutar para que esses espaços existam e tenham eficiência, não para colocar os jovens em cadeias comuns, como a nova lei quer fazer.
      Saiba mais sobre como funciona a Fundação Casa nessa matéria da AJN >>> http://www.agenciajovem.org/wp/cadeias-dominadas/

      Responder

  53. vinicius
    21 de abril de 2015 @ 20:34

    Concordo, pois os jovens estão se aproveitando da parte penal de 18 anos e cometen crimes enquanto são menores de idade.

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 15:38

      Ei Vinicius,
      Será que prender esses adolescentes vai diminuir a criminalidade? Nas cadeias eles não terão acesso à educação, e assim, terão mais chances de cometer mais crimes.
      Essa é uma das principais questões na discussão sobre redução da maioridade penal.
      Saiba mais nessa outra matéria da AJN >> https://goo.gl/5ELQ3h

      Responder

  54. Mallory Senna
    21 de abril de 2015 @ 23:24

    Sim eu concordi

    Responder

  55. Deusilene Belém
    21 de abril de 2015 @ 22:48

    Concordo plenamente ..

    Responder

  56. Eduardo Santos
    19 de abril de 2015 @ 16:32

    Não sou a favor da maioridade penal, E sim a favor de medidas sócio educativa, como no caso até um Colégio interno com bom professores e psicólogos, pq se no caso um adolescente que vai preso como de maior, Ele vai ter o futuro todo prejudicado perante a sociedade, com menos chances de ter uma vida normal novamente, podendo ate retomar a vida criminosa e tirar vidas de pessoas, e nisso tudo vem uma questão, nossas cadeias não dão conta nem dos Presos maiores de idade, imagina se abaixa-se 2 ou mais anos na maioridade penal, nossas cadeia teria suporte pra isso ? Brasil iria investir em cadeia ao invés de uma medida sócio educativa como citei antes ? acho isso um cúmulo… Ass: Eduardo Santos, 18 anos…

    Responder

  57. Laura
    19 de abril de 2015 @ 14:37

    Tenho 17 anos e sou totalmente a favor ja que o adolescente tem idade o suficiente para cometer crimes ate matar entao ele tem idade para ser preso, para pode crescer e ter responsabilidade do seus erros

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      27 de abril de 2017 @ 15:18

      Ei Laura! Mesmo sem a redução da maioridade, os adolescentes já são punidos pelos crimes que cometem.
      Eles são direcionados à Fundação Casa, onde ficam detidos, mas tem acesso à educação, que é fundamental para pessoas dessa idade e para evitar que eles voltem a cometer crimes.
      Esse é um dos pontos principais da discussão sobre a redução da maioridade.
      Saiba mais nessa matéria da AJN>>>https://goo.gl/PwXHn4

      Responder

  58. Cecilia Venturine
    15 de abril de 2015 @ 02:53

    sim , porquê aparti do momento que eles tem o direito de votar no presidente da republoca eles tem direito de ser punido por ato que fez!

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      27 de abril de 2017 @ 15:20

      Cecília, os adolescentes que cometem crimes já são punidos! Eles são direcionados à Fundação Casa, onde, diferentemente das prisões para maiores de 18 anos, eles têm acesso à educação. Esse é um dos pontos principais da discussão sobre redução da maioridade.
      Saiba mais nessa matéria da AJN >>> https://goo.gl/PwXHn4

      Responder

  59. Iselly Santos
    14 de abril de 2015 @ 23:52

    Eu concordo com a redução da maioridade…

    Responder

  60. Breno Paulo de Azevedo
    14 de abril de 2015 @ 22:56

    eu sou a favor, pq eu vou poder dirigir com 16 anos

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      25 de abril de 2017 @ 15:58

      Ei Breno, não é isso que está em jogo! Precisamos pensar se a lei vai melhorar ou não a situação de segurança e os direitos dos jovens. Adolescentes devem estudar, e na cadeia não há oportunidade para isso – esse é só um exemplo dos outros fatores que envolvem a lei. Saiba mais sobre esse debate nessa outra matéria da AJN: https://goo.gl/jRV5sg

      Responder

  61. matheus mesquita
    10 de abril de 2015 @ 13:20

    eu acho errado pq a policia vai parar de correr atras de jovens mais esse jovens vam colocare crianças para vender droga para eles

    Responder

  62. Gabriel
    9 de abril de 2015 @ 20:21

    Sim sou a favor tomara que sim pq está acontecendo muitas coisas erradas eu concordo pq eu ainda tenho 15 anos eu acho que esse negoso de dirigir bêbado e a mesma coisa pq a lei e igual a de 18 anos e tam bem uma grande responsabilidade

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      2 de maio de 2017 @ 15:40

      De fato, com a idade vem responsabilidades. Mas menores de 18 anos que cometem crimes também são punidos, mas submetidos a medidas socioeducativas para que não voltem a cometer crimes. Saiba mais sobre essa discussão nessa outra matéria da AJN >> https://goo.gl/5ELQ3h

      Responder

  63. Marcus Vinicius Pinheiro
    6 de abril de 2015 @ 19:31

    Pra que reduzir a maioridade penal? A maioridade penal é uma reivindicação antiga dos grupos conservadores, devemos adotar uma politica somente porque o resto do mundo adota? Uma distinção fundamental é entre a idade de responsabilidade criminal que no brasil é de 12 anos que refere-se ao momento em que a juridição pode processar uma criança e a maioridade penal que é a idade em que a justiça admite um individuo como sendo adulto. que no Brasil é de 18 anos. Pontos fundamentais para apoiar a redução da maioridade penal
    -Delinquir e se responsabilizar
    -Entendimento da pratica criminal
    -93% da população a favor da redução
    -O menor sabe que a lei não o atinge

    Responder

  64. andre
    4 de abril de 2015 @ 20:50

    Isso é apenas varrer a sujeira pra debaixo do tapete. Primeiro o jovem não é responsável pela violência que acontece no país. Precisa mudar as leis e o sistema penitenciário. Leis que funcionem. Encarcerar o jovem é somente exclui-lo da sociedade pra fingir que um infrator não existe. Se um político rouba 10 milhões que deveriam ser destinados a saúde, quantas pessoas ele está matando?. Milhares. No entanto, ninguém se escandaliza. Se uma pessoa rouba um litro de leite, todos apontam dedos. Corrupção deveria ser crime hediondo, deveria haver prisão perpetua para crimes bárbaros. Presos deveriam trabalhar e produzir nos presídios para a sociedade que os sustenta, sem direito a celular, indulto de natal, indulto de dias das mães, visita íntima. O jovem que comete um crime é penalizado por meio de medidas socioeducativas, respeitando as condições de proteção integral e considerado o sujeito em seu estado de desenvolvimento como prevê o Estatuto da criança e do adolescente.

    Responder

  65. Sergio Tavares
    13 de março de 2015 @ 17:47

    Não, porque eles não pensaram na outra face da moeda. Se eles serão responsáveis pelos seus atos a partir de 16 anos, eles terão também todas as prerrogativas da maioridade, assim como: dirigir automóveis, pilotar aviões, helicópteros, prestar serviço público, etc. Gente, eles serão maiores! biologicamente a lei os tornou maiores , então, gozarão dos privilégios da maioridade

    Responder

  66. Jackson
    5 de março de 2015 @ 09:53

    sim, Hoje no Brasil, vemos tantas injustiças cometidas por pessoas abaixo dos dezoito anos de idade e a maioria das vezes ficam impune, pois o Estado não tem estrutura física e servidores para atender toda demanda e ressocializar de maneira eficaz esses menores infratores e inserir dentro do convívio social. A criminalidade cometida por esses menores tem sido um fator preocupante para sociedade em geral que vê a ineficiência do Estado para punir com mais rigor tais atos imoral que muitas das vezes esses “menores” acabam voltando a cometer.

    Responder

    • Agência Jovem de Notícias
      27 de abril de 2017 @ 15:28

      Ei Jackson, se você acha que o Estado não tem estrutura para ressocializar os adolescentes de maneira eficaz, você acha que colocar na cadeia vai solucionar? Lá eles não terão acesso à educação e viverão em condições muito precárias. Saiba mais sobre a condição nas prisões no Brasil nessa matéria da AJN sobre o massacre em Manaus >>> https://goo.gl/5mNQHv

      Responder

  67. RONILDO RODRIGUES DA SILVA
    19 de outubro de 2014 @ 15:48

    políticos no brasil estão tentando fazer o mesmo que fizeram no passado com jesus cristo, com as crianças, entregaram a morte, veja! o brasil nunca investiu em educação da seguinte forma, alimentação , educação, profissão, emprego, salario de futuro, saude, segurança, saneamento básico, casas para família com atendimento em tudo para formação e desenvolvimento social das famílias, pelo contrario! dar a o pior em tudo, ainda rouba desviando dinheiro que podia ser dado as famílias para manutenção alimentar e locomoção. ai vem com essa de pergunta população vamos ser carrasco irresponsáveis e omissos com a juventude? negativo! o brasil tem de gerar meios financeiros,educativos,disciplinar,moral e civismo, a todos, tudo que esta acontecendo de ruim foram todos os líder do brasil que contribuíram, tem politico em Brasília que já gastou mas dinheiro do povo que todos excluso da sociedade e abandonados.
    natal 18/10/2014
    brasil

    Responder

  68. ede
    12 de outubro de 2014 @ 10:47

    Você que concorda com a maioridade penal as 16 você está com medo de que?? Vocês querem que eles assume seos próprios atos, mais aí a pergunta?? Que tipo de educação você recebeu?? Que tipo de disciplina?… e você não pode repasar a mesma para esa geração?? Você pai e mãe são os próprios culpados e querem culpar adolescentes inacreditável nossa geração lamentável!!

    Responder

  69. andre
    18 de setembro de 2014 @ 17:13

    tenho 17 anos e apoio a redução da maior idade penal lugar de pivete e na cadeia lugar de málaco e na cadeia lugar de todo menor infrator e na cadeia pois assim eles pensam no que fizeram pra estar ali e se gostarem vão continuar mais se pesar na consciência eles vão refletir e ver que pra eles serem alguém na vida e conquistar oque seus pais não puderam lhes proporcionar pois não tinham condições financeiras

    Responder

  70. J Melo Melo
    14 de setembro de 2014 @ 04:04

    não digo que seja melhor e redução penal para menor de 16 anos, dês que arruma um jeito melhor para acabar com a criminalidade,,,,,,,

    Responder

  71. João
    3 de setembro de 2014 @ 17:32

    por Silas
    em 19 de maio de 2014 às 11:50 AMh
    Bom dia!
    Tenho 20 anos
    Fui um usuário de drogas, roubei, trafiquei só não matei, contudo obtive uma chance de me erguer e outra vez foi reintegrado a sociedade, mesmo sendo desenganado pela mesma, tive força e hoje estou aqui, graduando em ciências contábeis, com um bom emprego e com uma vida de um verdadeiro cidadão de bem.
    Foi preso na DAI(Delegacia do Adolescente Infrator)diversas vezes e sair, se houvesse naquela época a maioridade Penal, como eu estaria hoje?
    agora imagine se eu fosse preso como um maior, ficasse anos lá dentro, como eu iria sair de lá?
    AGRADEÇO A DEUS E DEPOIS A MINHA MÃE QUE SEMPRE ACREDITOU NO POTENCIAL, POR ISSO NÃO SOU A FAVOR DA MAIORIDADE PENAL.

    MINHA RESPOSTA PRA VOCE SR SILAS:

    Por mim, o sr estaria pagando por seus crimes…e depois disso…ai sim…voce poderia se tranformar no que voce esta se transformando hoje.
    Seu caso é mais uma prova de que voces podem mudar, mas isso nao muda o fato de voces terem que ser punidos pelos seus atos.

    Responder

  72. thais santos
    5 de junho de 2014 @ 13:56

    eu concordo

    Responder

  73. Marcio v thome
    31 de maio de 2014 @ 16:59

    Moro no bairro minha casa minha vida todos ser humano tem obrigaçaõ de ter seu direito garantido pela constituiçaõ mas nossos politicos naõ queren almentar dividas da uniaõ para que eles naõ fiquen pobres e falido ai que pais é esse só deus vamos a um plebicito sim ou naõ

    Responder

  74. Pedro Barbosa
    19 de maio de 2014 @ 17:00

    Sim, eu concordo com a maioridade com 16 anos, alias uma pessoa de 16 anos pode votar e porque nao pode ser de maior? Eu espero que a lei seja aprovada… Meu contato-> 094 9240-6128′ Por favor me mantenham informado…

    Responder

  75. Silas
    19 de maio de 2014 @ 11:50

    Bom dia!

    Tenho 20 anos
    Fui um usuário de drogas, roubei, trafiquei só não matei, contudo obtive uma chance de me erguer e outra vez foi reintegrado a sociedade, mesmo sendo desenganado pela mesma, tive força e hoje estou aqui, graduando em ciências contábeis, com um bom emprego e com uma vida de um verdadeiro cidadão de bem.

    Foi preso na DAI(Delegacia do Adolescente Infrator)diversas vezes e sair, se houvesse naquela época a maioridade Penal, como eu estaria hoje?
    agora imagine se eu fosse preso como um maior, ficasse anos lá dentro, como eu iria sair de lá?

    AGRADEÇO A DEUS E DEPOIS A MINHA MÃE QUE SEMPRE ACREDITOU NO POTENCIAL, POR ISSO NÃO SOU A FAVOR DA MAIORIDADE PENAL.

    Responder

  76. Cláudio Assis Viveiros
    15 de maio de 2014 @ 19:13

    Sim! Eu concordo,uma pessoa de 16 anos já tem a maturidade de saber oque é certo e errado. Acorda pra vida,um adolecente não pode trabalhar más pode usar drogas,roubar,matar etc e não pode ser preso e nós cidadãos trabalhadores que pagamos nossos impostos temos que ficar preso em casa devido essa marginalidade. Daqui a pouco teremos que reagir e fazer justiça com as nossas propias mãos!

    Responder

  77. Matheus Sampaio
    13 de maio de 2014 @ 18:33

    Gilberto Rodrigues ….. Concordo com vc meu caro.

    Responder

  78. Matheus Sampaio
    13 de maio de 2014 @ 18:30

    Sim, concordo, os jovens de 16 anos podem votar e pq não assumir seus erros msm !!

    Responder

  79. roni
    7 de maio de 2014 @ 16:07

    sim eu comcordo.Sim, a maioridade penal deve baixar para 15 anos, ou ateh menos. Nao venham com estas historia de que esses menores precisam eh de escola, pois eles vao para a escola para oferecer oque nao presta aos alunos ateh do 5* ano e fazem da escola um inferno e um lugar perigoso, que falem e protestem que eu nao digo a verdade apenas os (i) rresponsaveis legais destes prototipos de marginais.

    Responder

  80. roni
    7 de maio de 2014 @ 16:06

    sim eu comcordo.

    Responder

  81. suedina de fatima do nascimento
    7 de maio de 2014 @ 00:26

    TEM QUE TER REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. TEM QUE TER INVERSTIMENTO DO GOVERNO NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS QUE NÃO FUNCIONAM. INVESTIR EM EDUCAÇÃO PRINCIPALMENTE DENTRO DOS CENTROS DE INTERNAÇÃO, QUE FALTA TUDO ATÉ SIMPLES MATERIAIS ESCOLARES. OS POLÍTICOS SÃO CONTRA A REDUÇÃO COLOCAM OS MENORES NO CENTRO DE INTERNAÇÃO E NÃO INVESTE EM EDUCAÇÃO. ELES FICAM PRATICAMENTE PRESOS POR POUCO TEMPO E A MAIORIA VOLTA A COMETER INFRAÇÕES. PARA OS POLÍTICOS NÃO PRECISA INVESTIR NOS CENTROS DE INTERNAÇÃO POIS NÃO DÁ VOTO!

    Responder

  82. Luis fernando
    6 de maio de 2014 @ 22:29

    Olha eu não concordo por que elesª estão passando por varios motivos na cabeça então colocando em um lugar não os trasformando em detento como vocês quer isso não pode acontecer elesª são adolecente ao inves de comenter um delito e ir preso ele vai pra um colegio interno ,ou medida socia educativa !

    Responder

  83. José Roberto
    3 de maio de 2014 @ 01:36

    Gente a lei tem que ser mudada, eu tenho claro que o
    aumento da criminalidade, se deve a (impunidade,redução de pena, direito a fuga a rebelião, visitas intimas) todas essas regalias tem que acabar, ai poderá realmente recuperar alguem, mostrando que se retornar ao crime a pena sera sempre maior.
    Maior idade penal para 16 anos, eu faria para apartir de 12 anos, para crimes: hediondos, estupro, latrocínio, sequestro e não haveria relaxamento da pena e nem redução penal . Essa lei iria coibir a ação dos criminosos sim e impediria que novos entrasse no crime, já fui pobre e nunca roubei, pois sempre temi a lei do homem e respeitei a DEUS, o nosso pai´s é cheio de oportunidades, tem emprego pra todos ninguém precisa ser criminoso não isso de a pessoa não teve as mesmas oportunidade é desculpa para justificar os crimes visto que tem gente muito culta que também é criminoso.

    Responder

  84. artur
    16 de abril de 2014 @ 20:54

    não, mas se diminuir a maioridade penal tem que diminuir a maioridade de habilitação não e justo o jovem de 16 anos poder ser preso e votar e poder dirigir, minha opinião

    Responder

  85. luiz gustavo
    11 de abril de 2014 @ 00:18

    sim,eu concordo com a lei da mair idade com 16 anos,porque se um jovem pode matar roubar porque que ele não pode arcar com seus erros essa lei do brasil esta muito errada porque um menor sabe que ele pode faze oque que quer e não vai preso oque acontece ? eles aproveitam mata, rouba e não são prejudicado.a lei penal devia sim ser reduzida pra 16 ou 15 anos porque sou um adolescente e já sei arcar com meus próprios erros porque um adolescente sabe sim oque faz.

    Responder

  86. kerollen
    3 de abril de 2014 @ 00:20

    Acho que nesse casa, a nossa opinião conta e n conta muito,sim somos nos que sofremos os conflitos,mas essa decisão estar nas, mãos dos nossos representantes,cabe a eles decidiram a melhor forma de lidar com esse conflito. Esperamos todos que essa decisão seja justa,e que beneficie toda sociedade,a educação de um ser humano começa dentro de casa da sua própria sociedade familiar,da forma de convívio com sua familia e saber educar,conversar dar atenção ajudar o seu psicológico haver o mundo de outra maneira,assim talvez poderemos ajudar de alguma forma…

    Responder

  87. issa
    1 de abril de 2014 @ 12:23

    Alguém lembra do caso de liana friedenbach? Do qual um psicopata matou e estrupou a menina de 16 anos friamente. Aí ele pode estrupar torturar e matar e nao pode responder por seus atos? Existe menor infrator e menor criminoso se fosse na família de vcs aposto que iriam querer justiça. É por isso que o Brasil está assim pq os brasileiros aao idiotas e não pensam. Só querem justiça quando acontecem algoa com vcs. Cadei nesses safados 16 anos pode muito bem responder pelo que fez

    Responder

  88. De Marins
    28 de março de 2014 @ 18:03

    Sim, concordo e aprovo. Eu rejeito qualquer tipo de crítica à aprovação da lei de redução da maioridade penal, e insisto, ainda, que a maioridade penal deveria ser reduzida aos 14 anos de idade. Quando eu tinha 7 anos de idade, já conhecia o mundo e seu funcionamento, sabia o que era certo e errado e os seus graus de consequência.
    Falemos um pouco de biologia (para os menos aptos a entender, digo que são pesquisas cientificamente provadas e aceitas), o ser humano pode aprender a linguagem, a cultura, os métodos e meios entre outras coisas de sua sociedade muitas vezes antes dos 5 anos de idade. E a menos que a cultura da sociedade seja assaltar, matar e vandalizar, não vejo porque não fazer pessoas de 16, 15, 14 anos de idade (e digo ainda menos, se for o casa) assumirem por seus atos.

    Responder

  89. Ubiratan Duartye
    20 de março de 2014 @ 11:22

    A minha opinião é como as leis americanas trata os jovens, qualquer ato que eles praticam tem sua responsabolidade perante as leis.
    Este papo que o adolecente esta passando por mudanças em uma era de total acesso ao conhecimento e informações ERA DA COMUNICAÇÃO GLOBAL ATRAVES DA INTERNET, não cola, ele rouba, mata e não é conciente do que esta fazendo? tem que ser punido pelos seus atos, a lei tem que se revista e com certeza tratar benefício para o próprio jovem pois saberá que seus atos trara conseguencias.

    Responder

  90. Giovana
    16 de março de 2014 @ 19:11

    sou a favor porque se eles são capazes de cometer atos ilegais eles devem cumprir com as consequências !!

    Responder

  91. nathan
    14 de março de 2014 @ 14:37

    devria baixar para 16 pq eu ja tenho dinheiro pra comprar um carro mais nao posso

    Responder

  92. cleber
    9 de março de 2014 @ 19:38

    Todos os que são contra deveriam então acolher um menor infrator em sua casa para conviver com suas esposas e filhas e educa-los, ja que tem tanta dó dessas CRIANÇAS!!!

    Responder

  93. freitas
    8 de março de 2014 @ 09:48

    sim,a maioridade tem que baixa para15anos por que eles tem a capacidade de diferenciar o certo e o errado,prova disso são os crimes cometidas por eles e sabem por que eles cometem esses crimes por que sabem que tem uma lei que abragem.Essa lei tem que ser reformulada.

    Responder

  94. Claudia cristina
    6 de março de 2014 @ 19:10

    Eu, acho que a lei tem que mudar sim, pois eu tenho um filho com 16 anos, ele era um menino de ouro.Ele começou a fumar maconha e ja vendeu, quando eu falo pra ele que ele tem que ter cuidado. Ele diz que aqui é Brasil que não da nada não, pois ele é menor de idade. Ou seja os nossos filhos estão virando marginais por que no Brasil menor não vai preso.Ele não esta nem ai. Eu acho que tinha que ter uma lei que se o menor fosse preso sim pra matar roubar ele é homem mais pra pagar ele e criança. A para ne deixa uma criança dessa matar um filho de deputado ou da presidenta pra ver se essa lei muda ou não. Tem que mudar as nossas crianças estão virando marginais pois ele não tem medo de nada.Não adianta investir em educação em nada.Tem muitos filhos de ricos no mundo do crime.Quem tem uma índole boa tem quem não tem so lamento

    Responder

  95. Gilberto Rodrigues
    3 de março de 2014 @ 23:04

    se nem na escola eles não querem ir e ninguém obriga porque acha que ia ser diferente ? esse papo de ser pobre e mora na favela não é desculpa pra ser bandido , tenho a 5° serie , vivi na miséria , conheci energia elétrica aos 10 anos , e hoje tenho minha empresa . não é oportunidade é lutar pelos próprios ideias.

    Responder

  96. Maria Madalena
    3 de março de 2014 @ 12:07

    Garanto que vc ainda não foi assaltada por menores, o dia que for garanto que sua opinião será igual a dessas pessoas que hoje vc critica, menina culta!

    Responder

  97. Glenda maria
    1 de março de 2014 @ 12:52

    Então se eles podem votar mesmo esse voto não sendo obrigatório mais já sendo permitido se votar aos 16 anos e a ter carteira de habilitação porque não ser permitido a menoridade penal . Mais a coisa que mais mim choca e ver assistentes sociais dizendo em reuniões com deputados na câmara elas dizem que , não concordo porque o adolescente não está devidamente preparado, pois em seu corpo ainda estão acontecendo transformações mentais e corporais, além de estar em processo educacional.

    Responder

  98. carmem faria
    24 de fevereiro de 2014 @ 09:28

    eu concordo simmmmmmmmmmm,porque a consatituição foi feita para o povo sendo a sua maioria e se vc pergunta quem ainda nãofoi assaltado por menores tendo consequencias leves ou mais trágicas;há sim solução se os políticos não estão nem aí ,nós o povo não aguentamos com tanta impunidade ,se eles sabem fazer filhos ,se drogar,estrupar, matar ,bater em pessoas da próprtia família deverá sim ter a ficha já contendo td de mal que fez, até esqueci roubar e dirigir carro e atentar contra a vidas de trabalhadores ,homens e mulheres que tm família que depende deles para o sustento aí vam e matam com requinte de crueldade e poder ! fui já assaltada e até hoje lembro como se fosse hoje , mesmo entregando o relogio me machucaram o meu braço, eles falaram que iriam me matar assim, a sorte que pessoas ao passar no local me ajudaram,eu só tina 16 anos saindo da escola às 13:00, foi horrível.

    Responder

  99. rafael
    20 de fevereiro de 2014 @ 08:15

    pow desde dos 08 anos de idade eu sei oq é certo oq é errado pq esses adolescentes de 16 e 17 anos não vão saber!! essa parada de falta de opções!! nada aver se a pessoal quizer trabalhar tem emprego não é akele emprego de receber mil reais !! mas pra receber um salario minimo acha e não é dificil!! basta a pessoa querer trabalhar!! mas esses adolescentes quer tudo na boa !! ai em ves de trabalhar preferi roubar das pessoas q trabalham e lutam pra ter oque tem com muito sacrificil!!!

    Responder

  100. Angela
    17 de fevereiro de 2014 @ 09:28

    Sim.A Redução da Maioridade penal é uma forma de punir,melhorar e ajudar jovens que cometem crimes independentemente da sua idade.

    Responder

  101. Ângela Feitosa
    17 de fevereiro de 2014 @ 12:15

    concordo com vc!

    Responder

  102. Doni de Oliveira
    13 de fevereiro de 2014 @ 18:58

    Muitos dos nossos governantes sabem o que fazer com esses adolescentes,pois não ha vantagem nenhuma para acabar com a prisão destes infratores pois todos a cupula superior levam grana para manter um infrator preso. Ao invés de gastar uma fortuna para manter um bandido menor preso daria para criar escola periodo integral para segurar estes delinquentes cujos pais não dão conta de criar. Os governantes só pensam primeiramente em beneficios proprios, se sobrar algum dinheiro aplicam em ONG, onde tambem levam algum dindim,Precisamos extinguir este câncer politico que assola o povo brasileiro.Temos que tirar e tomar a teta que estes politicos mamam la em Brasilia onde os mesmos enriquecem com o nosso dinheiro

    Responder

  103. Jefferson Lama Garcia
    12 de fevereiro de 2014 @ 11:38

    eu concordo porque as crianças são usadas pelos traficantes porque porque pode mata e não tei punição

    Responder

  104. Coberto
    1 de fevereiro de 2014 @ 10:16

    Analisei uma boa parte das opnioes e tirei uma conlcusao. Existe sim um sistema que nao funciona, que é a casa do menor infrator.
    Eles nao sao tratados como deveria ser, mas sim como montros. Quando eles saem de la , eles saem pior que qualquer maginal ja visto na face da terra. Fruto de um lugar que nao resocializa niguem e sim destroi muito mais. Um pais que as pessoas nao tem responsabilidade consigo mesmo, que deixa de trabalhar para ir a uma partida de futbool, que fila uma aula para ir pra uma balada e depois paga ao colega para fazer o trbalho e tira uma boa nota.
    Nao agravando a todos, um pais que o funcionario publico, trabalha para comprir o tempo pra se aposentar e nao para contribuir com a sociedade a qual ela representa.
    SERA NESSESSARIO INVESTIR EM EDUCAÇÃO E OS PROFISSIONAIS SE EMPENHAREM DE VERDADE NESSA AREA. CRIAR POLITICAS DE RESSOCIALIZAÇÃO COM URGENCIA. IMAGINE COMO FICARA A POPULAÇÃO CARSERARIA NO BRASIL, REDUZINDO A MAIOR IDADE EM UM PAIS QUE TEM UMA POSENTAGEM ENORME DE DENTOS?

    Responder

  105. tabatha
    1 de fevereiro de 2014 @ 01:07

    Concerteza ! não entendo o pq do não, não vejo motivos para esses jovens entrarem para vida do crime .. mesmo sendo pobre qase todo mundo tem condiçoes de estuda e tentar ser alguém, mas é lógico q não .. querem dinheiro facil fazendo coisas erradas .. se fez tem que paga sim, acho que quando algum ‘MENOR’fizer algo com a família de quem diz q não,vcs vão mudar de opinião 😉

    Responder

  106. Brenda
    29 de janeiro de 2014 @ 13:21

    Estou surpresa com a quantidade de pessoas que votaram NÃO. Talvez não haja tantos menos infratores em suas regiões… Independente, eu voto em SIM. De menores menos eles só estão possuindo a idade, estão matando, torturando, roubando, estrupando e muito mais e ainda vão ficar impunes? Para continuar cometendo crimes? Tem que abaixar para os 15 anos, ou menos. Eles tem que pagar por seus crimes!

    Responder

  107. Tatiane Maria Soares
    21 de janeiro de 2014 @ 18:14

    oi, eu sou a favor do menor de idade responder pelos próprios atos pois na vida tem escolhas e nessas escolhas tem dois caminhos o bem e o mal. Se a pessoa escolheu o mal ela deve pagar pelo o mal cometido, á minha opinião é essa. Também acho que devem mais investir na educação e na saúde.

    Responder

  108. Junior
    20 de janeiro de 2014 @ 08:52

    porquê a discução? Logo, logo no Brasil a população de bandidos será maior que a de trabalhadores, diga-se de passagem, que mantêm esses marginais, seja com os impostos que vão para “progrminhas” inúteis para o trabalhador. Os trabalhadores só servem para pagar impostos e serem roubados ou assassinados, ou verem seus filhos serem assassinados, etc… Não existe chance de mudar, pois não existe um honesto que seja no comando e se assim fosse este já teria sido assassinado. Vamos seguir o “conselho” da própria Polícia Militar: Não reaja! Não reaja em hipótese alguma, nem que sua família esteva sendo estuprada, picada, etc… “É assim que se faz um país justo”, quando os honestos não reagem. ????

    Responder

  109. tabata
    20 de janeiro de 2014 @ 02:10

    acho que devia abaixar pra 15, as pessoas que dizem que nāo só falam isso porque nunca tiveram alguem da familia morto ou assaltado por um menor , menor? menor na idade pq pensam e planejam crimes como adultos, essa lei que ajuda o menor que rouba que mata , tem que mudar pro país da um passo a frente.

    Responder

  110. Leo Lemos
    18 de janeiro de 2014 @ 21:51

    nao sei como tem gente que consegue defende-los.nao importa se vc nasceu em uma comunidade pobre, nao tem o direito de tirar a vida de ninguem(ou outras coisas).essas leis foram feitas na decada de 40,onde realmente as coisas eram dificeis.mas agora esses dimenores roubam e matam porque prescisam e porque tem prazer!!

    Responder

  111. Leo Lemos
    18 de janeiro de 2014 @ 21:45

    eu acho que esses ''entrvisatados'' sao FALSOS.já presto atençao como a opiniao foi dividida? como pode ser se uma pesquisa feita mostrou que 99% da populaçao é a favor da diminuiçao?e tamben ja prestou atençao como as pessoas que sao a favor falam que pouco,e as pessas que sao contra falam bonito?

    Responder

  112. Leo Lemos
    18 de janeiro de 2014 @ 21:40

    vc fala como se fosse a unica opçao.ELES TIVEREM ESCOLHAS SIM.se medidas educativas foncionascem,eles iriam voltar da fundaçao casa bem certinho.pessoas só mudam de opiniao quando aconteçe algo.

    Responder

  113. jaynne
    17 de janeiro de 2014 @ 20:16

    Olha eu não concordo,pois se eles cometerão um crime aos 16 anos e forem preso uk irao fazer quando sair ?
    tem que pensar nisso tbm,hj em dia os adolescentes se revoltam cm pouca coisa entao o certo é dar um castigo alguma coisa que va fazer com que eles nau repitam esse ato….

    Responder

  114. filomena pokojewski
    16 de janeiro de 2014 @ 14:33

    mas pelo q vejo Sara…esses vagabundos só querem direitos,direitos disso, direitos daquilo e deveres nem um…enquanto nao tiver penas pra esses bandidos estaremos a mercê deles..quem defende vagabundo e q tem um na familia..ou vc tem direito de levar um desses pra casa….

    Responder

  115. Débora Amaral
    7 de janeiro de 2014 @ 15:15

    Quanta ignorância!!! Pessoas estudadas,mais velhas e vividas com grandes experiências, muitos dão opinião sem ao menos pesquisas e ler mais artigos, é fácil criticar o difícil é saber de onde vem o problema… Deveriam procurar saber os 2 lados sim a maioridade e não a maioridade assim, veriam que esses adolescentes foram levados a vida do crime e " não tiveram escolhas" pq quando vc cresce em uma comunidade o que se aprende de bom lá, o que se ve de bom lá para o governo é mais fácil reduzir a maioridade do que investir em educação, REDUZIR gasta menos do que INVESTIR. E santa ignorância https://www.facebook.com/correiafilhojr dizer que as pessoas que fizeram a entrevistas são desonestos !!!

    Responder

  116. Correia Filho
    3 de janeiro de 2014 @ 14:13

    Vejam como são desonestos esses entrevistadores que tratam da redução da menoridade penal, eles só pedem opiniões para as pessoas que estão envolvidas diretamente com entidades que defendem a manutenção do Estatuto como ele é hoje. É preciso fazer essa pergunta ao povão, a nós que vivemos na periferia e sofremos com os abusos desses homens e mulheres jovens que cometem crimes bárbaros. É PRECISO QUE TODO SER HUMANO COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 16 ANOS PAGUE, COMO TODO BRASILEIRO, PELOS CRIMES COMETIDOS.

    Responder

  117. joao do carmo santos
    27 de dezembro de 2013 @ 20:57

    Concordo aos 10 anos concordo acabar com o pt e seus programas para sustenta vagabundo porque eles nao tem enterece em mudar nada pois menor idade para nao da voto pois digo tudo que este pais mede leis mais rigidas para nos vivermos em paz

    Responder

  118. Ivan Feitosa
    11 de dezembro de 2013 @ 12:43

    grande carlos vc tem toda razão esse pais não sei como vai se o futuro 16 anos tem que ir pra dura mesmo

    Responder

  119. Carlos Bezerra
    11 de dezembro de 2013 @ 00:38

    Prestem bem atenção ao que vou falar:Se as leis aquí no Brasil continuarem a favorecer bandidos só porquê são menores o Brasil vai ao fundo do porções com eles e com tôdos nós juntos. Olhe o caso Omanir ;Medico um grande cirurgião plástico e um grande bandido.O Paul que nasce torto não tem jeito morre torto.o que não presta deve ser ésterminado no comerço. Se você não acabar com o copim logo no início sua casa é acabada por eles.

    Responder

  120. Luanna Ferreira
    25 de novembro de 2013 @ 20:21

    Eu acho eles deveriam sim pagar pelos seus atos, e acho também que deveria ser pra qualquer um não somente apartir dos 16…
    As pessoas falam que pra tudo que se faz tem um motivo, mais qual o motivo de você destruir sonhos,tirar vidas,prejudicar as pessoa…
    As pessoas só sabem reclamar que o Brasil tá assim tah assado,mais não ver que a gente também faz parte do Brasil, será que não é a gente que está incentivando a juventudi ser assim agressiva, sem paciência…
    Muitos pais na juventude não pois a cara a tapa, agora incentiva seus filhos…
    Será que esse é o modo correto de lidar,de aconselhar a juventude…
    Não podemos voltar no tempo,mais a cada segundo podemos fazer um novo recomeço…

    Responder

  121. Geovanna
    21 de outubro de 2013 @ 11:09

    olha eu acho que não devia ser baixada a maioridade penal pois, o adolescente que comete o crime sempre é influenciado por outros ou por um adulto, que o convence a fazer isto por que ele é menor de idade e não pode ser preso. e com 18 anos ele tem maturidade suficiente para saber exercer seus direitos e deveres, e com 16 anos o único dever que ele tem é ir para escola estudar e levar um bom boletim para casa! as cadeias já estão cheias pela lotação de bandidos que devem ser presos imagina se jogarem os adolescentes dentro das cadeias?? como vai ficar??

    Responder

  122. Pr. José Geraldo
    10 de outubro de 2013 @ 10:17

    Gente, precisamos agir! Existem bandidos, criminosos, estupradores, assassinos cruéis, etc com idade entre 12,13,14,15,16… anos! Pessoas inocentes, familias de bens são destruidas e assassinadas, mortas, aniquiladas, por estes bandidos! Não há outro caminho a não ser penalizar criminosos por crueldades, friezas malignas que cometem a todos os dias, sem misericórdia! É tolice imaginar que medidas socio-educativas irão recuperar bandidos! Todos eles sempre continuarão a trilhar os caminhos do mal que eles mesmos escolheram! Matam até mesmo os seus próprios pais, irmãos, etc. não há família para bandidos! Pelo amor de Deus precisamos nos concientizar que esse mal social é irreversível! Se Cristo Jesus viesse dos céus pedir aos bandidos mirins que parassem com seus crimes, certamente os tais bandidos matariam até mesmo ao Senhor Jesus! Não há temor nestes corações, pois sei que o diabo os dominou completamente: Corpo e alma. Não sejamos tolos tentando evangelizar demônios, eles já escolheram os seus caminhos de morte!

    Responder

  123. nubia
    9 de outubro de 2013 @ 19:53

    nao concordo,poque quem tem que ir pra cadeia e bandido.

    Responder

  124. kutia
    23 de setembro de 2013 @ 21:55

    16 anos ja temm cabeça pra quase tudo,, e 18 anos nao muda muito de 16 anos .
    e tbm e apenas 2 anos de diferençã.
    os adolescentes esperam ate os 18 anos pra aprender as leis.
    e agora com 16 anos e melhor , e vai diminuir a pratica de crimes

    Responder

  125. jaine queiroz
    15 de setembro de 2013 @ 18:03

    siim eu concordo

    Responder

  126. ivanilda leandro
    13 de setembro de 2013 @ 13:30

    Eu posso dizer que as atitudes dos jovens são geradas aparti das suas convivencia seja ela; educacao, familia, lugares em que se encontram, amigos…
    o meio em geral.
    Entao depende da situaçao de cada um.

    Responder

  127. julio
    13 de setembro de 2013 @ 09:02

    os deputado tem que pegar este adolescente bandido e levar para a casa deles ja que eles gosta de bandido ?o brasil e acolhedor de bandido um muleque de14 anos si da conta de tirar uma vida porque nao aguenta uma cadeia

    Responder

  128. Felipe Calaça
    7 de setembro de 2013 @ 19:40

    sim. pois nos outros países são pq nessa bosta de brasil não pode.

    Responder

  129. Maria Ribeiro
    3 de setembro de 2013 @ 18:37

    sim eu apoio .porque com16ano ja sabe oque esta se ele nao eles fariao

    Responder

  130. Crislaine Barboza
    3 de setembro de 2013 @ 17:09

    eu apoio porque tem muito malandro por ai que faz tudo oque quer vai pra cadeia elogo e solto e continua a fazer coisas eradas tem que baixar a maior idade penal sim.

    Responder

  131. Consuelo Lopes Cavalcanti
    2 de setembro de 2013 @ 15:28

    Eu concordo com 10, se pode segurar uma arma e matar, pode ir pra cadeia.

    Responder

  132. Renan Soares
    28 de agosto de 2013 @ 13:13

    Depende the maturidade de alguns jovens se ele for capaz de tira uma vida claro q ta ciente do q ta fazendo, apesar q ninguém deve tira vida de ninguém, pra mim queria q fosse preso mas cadeia não muda ninguém, pode piora do mesmo jeito que eles estão na rua aprendendo, agora realmente os governantes tem que criar meios como atividade socioeducativas.

    Responder

  133. Matheus Gustavo Choma
    24 de agosto de 2013 @ 18:06

    eu concordo pois se eles tem capacidade de efetuar esses crimes tem a a.
    capacidade de pagar por eles.

    Responder

  134. Genovez
    24 de agosto de 2013 @ 09:19

    Sou a favor da redução para 12 anos, uma vez que os bandidos continuarão usando os menores de 16 como laranja para a execução da criminalidade. Sendo esses menores por sua vez hoje, muito mais conscientes e bem informados do que os da mesma idade de 20 anos atrás, onde continuarão se beneficiando da situação.

    Responder

  135. Petrucio Livramento Livramento
    23 de agosto de 2013 @ 22:46

    Não Concordo> Os nossos governantes tem a obrigação de criar meios (atividades) educacional, lazer para ocupar os adolescentes. Ja que não se cria nada, porque não voltar aos tempos das Escolas Industriais Federais no pais? Em que o Jovem adolescente passava o dia inteiro na Escola?

    Responder

  136. Dayane Patrice
    23 de agosto de 2013 @ 16:20

    O que eu aprovo de verdade é a condenação, INDEPENDENTE DA IDADE, de acordo com a gravidade do crime cometido. Tem meninos de 12, 13 anos portando arma, esfaqueando e matando por ai. Tem que ser preso independente de idade. Qual a diferença de um moleque de 12 pra um de 16 e um marmanjo de 18? Eles não sabem que É ERRADO MATAR? Não estamos falando de uma criança de 5 anos que disparou uma arma sem intenção, mas de alguém que comete um crime hediondo com pura intenção e premeditação.

    Responder

  137. taina
    8 de agosto de 2013 @ 12:51

    claro que sim pois eu com 11 anos já sei de todas as coisas que posso e não posso fazer se eu roubar vou ter q pagar com 10 anos menos já sabem disso a lei penal podia ser com 12 anos pra ser mais razoavel para não dizer que “crianças” estão sendo presas.

    Responder

  138. Edna Karla
    3 de agosto de 2013 @ 18:25

    os jovens devem pagar pelos seus erros, mas deveriam ser criadas escolas de jovens inflatores motivando-os a fazer o bem.

    Responder

  139. mariana
    27 de julho de 2013 @ 17:44

    sim eu concordo plenamente e se nao baixar é uma vergonha pra ese pais , sabem matar,roubar, fazer filho , se droga,fumar,se prostituir. Entao sabem mt bem pagar pelos seus atos baixem iso pelo amr de DEUS BJ

    Responder

  140. bianca
    26 de julho de 2013 @ 23:39

    sim sou a favor tem muitos jovens ai matando roubando fazendo filho se drogando então acho correto afirmar e pagar pelos seu atos isso tem que abaixar isso é o certo adorei essa lei…

    Responder

  141. AMANDA SOUZA
    13 de julho de 2013 @ 08:21

    sim.Porque se ja podem, votar, pode também responder pelos atos que fazem. aki um bjo p vcs …

    Responder

  142. alex yoshio sato
    6 de julho de 2013 @ 14:53

    eu tenho 13 anos e acho que deveria sim diminuir a maioridade penal para 16 anos pois o adolecente ja tem conhecimento do certo e do errado

    Responder

  143. Mykelangelo
    2 de julho de 2013 @ 19:53

    Deveria diminuir logo para os 12. Eu tenho 16 anos, e concordo plenamente, eu com 7 anos já sabia oque era certo ou errado. Se um adolescente com 13 anos já faz filho então isto mostra que ele já sabe oque faz da vida se for roubar tem que ir preso. AGORA QUE SEJA PRESO MESMO E TENHA AULAS DE EDUCAÇÃO LÁ DENTRO E QUE TRABALHE TBM TIPO NOS ESTADOS UNIDOS (E QUE RECEBA DINHEIRO PARA INCENTIVA-LO QUE TRABALHAR É BOM) para que assim ao entrar ruin n sair pior.

    Responder

  144. isabel
    1 de julho de 2013 @ 20:14

    eu acho muinto legal fazerem isso
    tavez assim o mundo possa muda eu concordo
    Obrigada !!

    Responder

  145. Mateus
    28 de junho de 2013 @ 10:21

    Concordo totalmente com essa lei, e sou ”de menor” tenho 16 anos e sou a favor, pois sei diferenciar o certo do errado, e todos meus amigos também sabem, tenho antigos amigos que tive que me distanciar pois foram pro mal caminho mesmo sabendo o certo e errado!

    Responder

  146. Getulio Ramos Brandão
    24 de junho de 2013 @ 20:48

    Sim!quando tinha 10 anos eu já pensava como com meu pai e obdecia a ele, agora porque? Porque temia a ele os marginais menores de idade sabe até demais o que estão fazendo por causa desta lei merda no pais, o menor de idade não respeita nem pai nem mâe e nem autoridade policial, só respeita os chefes de gangues a gora porque? porque tem medo de morre, porque eles sabe muito bem que são exterminados,a gora eu pergunto eles pensa ou sindromedidal.

    Responder

  147. Paulo
    16 de junho de 2013 @ 22:36

    a maioridade penal deveria ser diminuída para os 14 anos e na minha opinião isso não ocorre devido ao fato dos políticos responsáveis pela mudança estarem conscientes dos filhos que estão em casa. Filhos capazes de em uma noitada atear fogo em um indígena ou em um mendigo que dorme na rua, só por diversão. Meus amigos a mudança será muito difícil pois não temos representantes do povo e sim representantes de interesses próprio e o brasileiro continuara a merce dos bandidos.

    Responder

  148. Juliana Silva
    14 de junho de 2013 @ 18:17

    Como muitos falaram no comentário , uma pessoa com 16 anos ja tem maturidade sim para ir preso.
    Com 16 anos ja se pode votar , engravidar , trabalhar , roubar , matar. 16 anos é poouco ainda , a verdade é que pro Brasil melhorar deveria diminuir logo pra 12 anos . A maioria dos bandidos que assaltam , colocam fogo nas pessoas , tiram cabeças (enfim matam das formas mais absurdas)sao pessoas com 12 a 16 anos ,pois essas pessoas tem o “chefe” que ja é maior de idade e sabe que se o menor de idade roubar/matar nao acontecera nada com ele , nem ao menos uma fixa suja !

    Responder

  149. Honaldo Alves de Souza
    12 de junho de 2013 @ 19:00

    Sim, pela maioridade penal de 15 anos deve ser aprovada pelo congresso nacional, um jovem de hoje com 12 anos já estar sabendo de tudo, o que é bom e o que é rui, quando comete um crime geralmente é premeditado, isto é do instinto do mesmo. PRISÃO NELES, COM TRABALHO.

    Responder

  150. wellington
    11 de junho de 2013 @ 19:05

    Quem é contra a maioridade penal tem que levar esses marginais pra casa.
    Tem que deixar um litro de alcool perto deles,,,,

    Responder

  151. davi emilio da silva
    7 de junho de 2013 @ 14:09

    sim sou a favor com 16 anos tem uma plena conciência do que faz.eles matam eles robam entâo eles devem ser punido segundo seus atos.

    Responder

  152. marlon
    1 de junho de 2013 @ 20:57

    Eu sou a favor pois um jovem com 15 a 16 anos ja sebem o que querem da sua vida, muitos são incentivados a cometer crime pois sabem que a justiça brasileira existe aberturas, e os lugares onde haveria a reciclagem dos mesmos não sao capazes de conter os mesmos.
    Mais sou contra tambem pois nosso pais nao tem como comportar em suas prisões o numero de infretores, e ai? o que acontecera com esses delinquentes, o nosso pais precisaria passar por uma reforma tanto estrurural como legislativa!!!

    Responder

  153. Claudiane
    28 de maio de 2013 @ 09:28

    Bom eu concordo ! Tenho 14 anos mas acho que deveria sim adolescente de 16 anos que não tem vergonha na cara e fica fazendo crimes tem que pagar ! Que história é essa de ir pra escola ou ter programas educativos para aceitar as leis? bom se eles não querem nem ir a escola vão muito fazer parte de programas né ? Na minha idade vou a escola 75% da classe liga a minima para quem ta na frente explicando com 16 anos que cometem crime vão querer? Deviam pagar o que aprontou sabiam que não era certo fizeram por que quis bom é isso deixei minha ideia pra vocês ta mil beijos rs’ .

    Responder

  154. Rodolfo
    25 de maio de 2013 @ 19:14

    ÓBVIO QUE A FAVOR . Já vimos o bastante nos atuais dias para não termos mais dúvidas sobre a maioridade penal. Os bandidos estão colocando seus filhos,sabendo que não acontecerá nada demais com eles ao serem pegos, adolescentes influenciados pela má educação dos pais a cometer crimes,com a falta de rigor e penalidades,voltando ás ruas novamente. É triste ver tantas pessoas com opiniões tão sem fundamento como as que eu LI. Vocês querem me dizer que um menino de 16 anos que taca fogo em uma psicóloga a sangue frio não tem “MATURIDADE” suficiente para saber o q é certo e errado? não merece ir para a PRISÃO?? queria ver se fosse com alguma filha de vocês, sendo queimada viva, ainda são contra a maioria penal??. Eu sei que a educação é FUNDAMENTAL para que não aja tantos incidentes, não leve ás crianças para o caminho da bandidagem mas como no Brasil estamos com muitas pessoas gananciosas no poder,que não fazem nada para investir na educação e principalmente na saúde,então uma das maneiras para que “talvez” diminua crimes horríveis é abaixando para 16 anos. Chega de dizer: ” Eu sou contra pois estamos passando por transformações nesse período, precisamos de um preparado maior para encarar a realidade ” . Chega de frases Imbecis como esta,chega ! ! . Esta é a nossa REALIDADE. Podemos votar,podemos trabalhar,então podemos arcar com as consequências dos nossos atos e eu garanto q um jovem de 16 anos entende MUITO bem o certo e o errado. Fez algo de ruim? CADEIA, as autoridades devem tratar esses adolescentes da mesma maneira que tratam os adultos.

    Responder

  155. Rerisson
    22 de maio de 2013 @ 19:27

    sou a favor da diminuição penal de idade, em razão de que a maioria dos crimes que são cometidos hoje em dia, são causados por menores de idade, isso tudo acontece por não ter nenhum tipo de punição para essas pessoas, por isso eles se acham no direito de fazer tudo aquilo que não estar certo perante a lei dos homens, com certeza se houvesse uma punição para esses menores, eles iriam pensar mais antes de roubar alguém. Na nossa atualidade os políticos defendem os menores, tipo não punindo os atos que este cometeu, mesmo que este ato tire a vida de uma pessoa. Isso é algo que revolta a sociedade atualmente, porque muitas pessoas já perderam um ente querido pelas mãos de algum menor, e este não levou nenhum tipo de punição. A solução a diminuição dos menores de idade, que estes que comentem algum crime, que eles paguem igual qualquer outra pessoa, isso seria algo que poderia ajudar muito a sociedade nos dias de hoje.

    Responder

  156. mharcia janaina
    22 de maio de 2013 @ 13:59

    eu comcordo com certeza
    lugar de bandido éh na cadeia!!
    devemos ter puniçao p os criminosos “URGENTE”
    antes ki os proximos seja “eu ou vooc”

    Responder

  157. marcia
    22 de maio de 2013 @ 13:53

    eu apoio
    pois tem idad p ser bandido
    tem idade p tar na cadeia!!

    Responder

  158. maria
    16 de maio de 2013 @ 11:04

    Sou a favor da redução maioridade penal o Brasil precisa de leis mais rígida ou do contrário vai ser o pior País pra se viver em termos de segurança mudança JÁ!!!

    Responder

  159. Anônimo
    14 de maio de 2013 @ 22:48

    Deveria, mudar melhorando a educação do país e não impondo leis de penalidade para maiores de 16 anos, pode até piorar. SÓ IREMOS PROGREDIR COM MELHORIA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE DO PAÍS!

    Responder

  160. Anônimo
    14 de maio de 2013 @ 22:44

    Não concordo, agora pessoas de maior idade, afrontam jovens adolescentes,provocam, criam brigaas.. e o que o adolescente faz? ele não denuncia por agressão verbal, por mesmo ele ser “o mocinho” acaba levando “ficha suja” tbm, e aumenta mais o crime hoje em dia, o mais velho irrita o mais novo, e o que acontece? o mais novo pode perder a cabeça. aí o que acontece com nossa juventude? nossa educação? O mais velho não respeita mais os mais novos, aproveita da nova lei. Se vc fizer algo contra mim vai acontecer “isso isso e isso’, o adolescente pode se extressar mais, e pode sentir mesmo. será que vcs entendem? eu entendo, eu passo por isso, e minha vida pscicológica tá um horror, minha paciencia, ta curta, minha irmã abusa desta lei, e me trata super mau, eu num faço nem uma denuncia de agressão verbal pq ela ta grávida..

    Responder

  161. Gustavo LAcerda
    14 de maio de 2013 @ 01:31

    Estas perguntas não devem ser feitas a menores de 18, pois, é a mesma coisa que colocar em pauta no congresso a transformação de corrupção em crime hediondo ou seja, ninguém irá querer endurecer as léis para eles mesmos, afinal, o congresso está cheio de bons exemplos não é ?

    Responder

  162. Gustavo LAcerda
    14 de maio de 2013 @ 01:28

    Claro que tem que reduzir e punir com rigidez. Olhem eles o que fazem, matam com mais crueldade que adultos e não sabem o que estão fazendo ? E fale-me sobre eles votarem, não é um ato de extrema responsabilidade votar ? É cansativo de ver todos os dias os menores assumindo a culpa no lugar de adultos porque sabem da impunidade e por isto devem ser tratados como criança ? É certo um animal deste tirar a vida de um pai de família e caso seja condenado sair em menos de três anos e ainda com a ficha como se nunca tivesse feito nada ? Me desculpem mas este argumento de sofista não engana mais o povo pois, se não for feito algo a população de bem irá começar a se armar e fazer o que animais como estes merecem ! É fácil falar com eloquência até um animal deste, estuprar sua filha e você saber que o mesmo ficará impune. E se o assunto for baseado em dados, as estatísticas estão muito baixo da verdadeira realidade, só não ver que é cego.

    Responder

  163. M.
    10 de maio de 2013 @ 16:49

    “Se pode votar porque não arcar com as consequências de seus atos?”
    Então, uma mulher grávida não deve abortar seu filho, se tem como fazer tem como arcar com ele… “Mas e se ela sofreu um estupro?”, e se esse adolescente vive numa miséria sem tamanho, e se esse menor vive nas drogas, e se essa criança nasceu num meio onde o único jeito de se manter vivo é roubando? Talvez porque sejamos cegos e realmente acreditemos que não há preconceito e racismo, ou que o sistema carcerário é eficiente e que os bandidos devem mesmo ficar presos anos, porque, afinal são marginais e são verdadeiros inúteis na sociedade?
    O Problema da redução da maioridade penal é muito maior e mais profundo, ele engloba a parte histórica brasileira, a sociedade, o preconceito!
    “Um país de todos”? Quem realmente acredita nisso? Todos temos oportunidades?
    Os que comandam a criminalidade, o tráfico, se utilizam de menores que não vão presos, e se são pegos são mandados para verdadeiras escolas do crime! O que impede de usarem crianças de 12,13,14… 15 anos? Crianças e jovens que conhecem o mundo na sua forma mais desigual de ser.
    Diminuir a maioridade penal é ineficiente, pouco eficaz, usando de uma opinião pessoal, penso que isso está sendo usado como um modo de desfocar o povo, de cegar mais, de colocar a culpa no jovem infrator, e não na sociedade.
    Quem é o monstro? Jovens podem matar e roubar? Sim… E políticos? Hoje em dia estamos muito preocupados com nós mesmos, e não vemos que enquanto muitos de nós se entristece por não ter um Iphone, tem alguém que se entristece porque não tem nem o que comer!

    Responder

  164. vania melo
    9 de maio de 2013 @ 18:31

    sim

    Responder

  165. tiago
    9 de maio de 2013 @ 17:46

    Sou a favor pois mesmo o adolescente tendo transformacoes em seu corpo, ele sabe diferenciar o errado e o certo, pois com 16 anos ele pode, votar, por que nao ser preso? ANTIGAMENTE a lei de 18 anos era prescisa mas hoje o mundo mudou as pessoas tem mais conhecimento e com a vinda das drogas em geral acaba com mais nem sempre é assim, pois a pessoa pode se estressar com a famila, a escola pode nao ter ensinado numa forma adequada, e muitas vezes a pessoa nao comparece a escola e nao sabe o que é certo e o que ´é errado ela nao vai ter conhecimento.

    Responder

  166. Filipe Vieira Lins
    9 de maio de 2013 @ 08:53

    Totalmente a favor, esta na hora de mudar o Brasil, esse país proteje o bandido, o bandido manda os menores cometerem os crimes pois não haverá punição, e com 16 anos nos dias de hoje já podem responder, eles ja têm conciência do que está fazendo, hoje em dia desde novo se tem muita informação fácil, não é mais como antigamente, não estamos mais nos anos 80.

    Responder

  167. Lucas
    6 de maio de 2013 @ 17:20

    Sim, pois se o jovem de 16 anos pode decidir o futuro do Brasil com seu voto porque não pode ser preso? Alem do mais um jovem de 16 anos já sabe o que é certo e o que é errado, então vai pro mundo do crime quem quer.

    Responder

  168. josue nonato barbosa
    29 de abril de 2013 @ 20:21

    sou a favor porque por mais sofrida que seja a vida desse jovem não justifica tirar a vida de uma pessoa
    apesar que temos de aceitar que o grande problema da juventude esta na familia pois se um pai e uma mae não conseguem acompanhar o desenvolvimento de seu filho nao deveriam ter filhos
    na minha opinião tudo vem da maneira de como esse jovem foi criado

    Responder

  169. Rafael Morga
    29 de abril de 2013 @ 16:06

    sim.eu acho que tem juizo.
    Pra mim quem ñ tem juizo é criança menor de 10 e olhe la ainda assim alguns sabem o que fazem.

    Responder

  170. Gustavo
    28 de abril de 2013 @ 23:52

    Olha eu sou a favor pois tem pessoas de 16 anos que parecem pessoas formadas, e sem tem pessoas de 16 anos roubando, tirando vidas,se prostituindo, tem pessoas que pensam em trabalhar ajudar a sua família, por isso sou a favor e aprovo.

    Responder

  171. rafaela
    24 de abril de 2013 @ 13:09

    sim.eu acho que tem que ficar preso pq eu acho que tem juizo.
    Pra mim quem ñ tem juizo é criança menor de 10 e olha la ainda

    Responder

  172. Milton L de Santana
    18 de abril de 2013 @ 16:50

    Como a mentalidade de algumas pessoas é atrasada, obsoleta, defendem à maior idade permaneça aos 18 anos de idade sendo que maioria já são pais e mães, é de admirar que países mais subdesenvolvidos que o Brasil e exemplo é a Bolívia que a maioridade é de 15 anos, aqui menor de 18 anos faz coisas do arco da velha, o que falta é responsabilidade de alguns e de nossas autoridades.

    Responder

  173. maria de fatima
    18 de abril de 2013 @ 08:52

    sim, sou a favor é uma maneira de fazer o jovem pensar duas antes fazer algo errado. os bandido usam os jovens porque sabem da impunidade. sou a favor tambem que junto com esta redução uma educação,de qualidade para estes jovens com sursos prifissionalizante saúde etc

    Responder

  174. miguel gavioli
    17 de abril de 2013 @ 21:34

    -Pela maioridade sim, aos 16 (se têm responsabilidade para escolher um administrador político,então pode assumir tbm seu atos criminosos);
    -Pela Pena Capital a tudo q se relaciona com o tráfico de drogas:qm planta, qm colhe, qm processa, qm distribui e qm vende;Usuários, tem q ter uma pena + pesada – pq é graças a eles q existem traficantes;
    Pena Capital para sequestradores: qr sequestro relâmpago ou não; Para crimes bárbaros, por motivos torpes e banais e decorrentes de todo tipo de assaltos; P/ estupradores de forma geral;
    -Pena Perpétua p/ corruptores e corrompidos: funcionários públicos e políticos em geral; P/ empresários ligados a estes;(nestes casos, sequestro de todos os seus bens);
    -Pena pesadíssima, para furtos e assaltos sem morte ou violência (simulados); para motoristas q dirigem alcoolizados, sem habilitação q provocam acidentes.

    Responder

  175. silvano gonçalves
    17 de abril de 2013 @ 19:05

    quando eu tinha 12 anos eu sabia o certo ou errado.nunca precisei roubar nada de niguem,hoje existem filhinhos de papai roubando, por isso nossos politicos pensam 2 vezes antes de aprovarem esta lei. pois filho de peixe,peixinho é.

    Responder

  176. carlos
    17 de abril de 2013 @ 10:39

    concordo plenamente com a mudança , se o jovem tem o direito de votar tbm deve ser responsabizado pelos seus atos , essa conversa de que falta educaçao é pura balela, se o jovem nao esta na escola é por que nao quer , chega de mediocridade maioridade pena já ……….

    Responder

  177. ARNALDO MELLO
    16 de abril de 2013 @ 18:26

    menor nada esses que estao no crime sao menores é de vergonha na cara, fazem autoridades e o povo de meros idiota …palhaços, e eles riem das pessoas de bem

    Responder

  178. jean sizenando
    14 de abril de 2013 @ 21:20

    CLARO QUE SOU A FAVOR,SE COM 16 ANOS JA PODE VOTAR,MATAR ROUBAR ENGRAVIDAR,TRAFICAR,ESTUPRAR,ASSASINAR,SEQUESTRAR,PORQUE NAO PODE IR PRESO???
    ENTAO O JOVEM DE 16 ANOS TEM A MATURIDADE PRA VOTAR MAS N TEM PRA PAGAR PELOS SEUS ERROS???
    ENTAO ELE NAO PODERIA VOTAR POIS COITADINHO TAO IMATURO…
    AI ME VEM ESSES “INTELECTUAIS” E DIZEM QUE ELES NAO SABEM OQUE ESTAO FAZENDO???
    TENHO 15 ANOS E POR MIM A MAIORIDADE OENAL SERIA 10 ANOS PORQUE COM 10 ANOS A PESSOA JA SABE MUITO BEM OQUE PODE OU NAO PODE FAZER

    Responder

  179. Thaiane
    14 de abril de 2013 @ 14:10

    Na realidade, esses políticos tinham que enxergar á VERDADE, Menores de hoje em dia roubando, matando, e indo pra casa de infratores menores, e de lá saiem bem piores do que antes, menores de 16 anos que já tem filhos, que já votam, cheiram, bebem e etc … e que tem SIM, ciência de tudo que fazem, pois ja não são mais crianças, esses políticos só pedem votação em épocas de eleições, depois na hora de por uma lei que preste, ficam com estas mesquinharinhas, 16 anos, já é uma idade que a pessoa já está com á personalidade formada, e tem que ter sim uma lei rigorosa sobre isto, (Diminuir á maioridade para os 16 anos). Até quando esses políticos vão ficar nessa ? Até acontecer algo pior ? até morrer mais pessoas inocentes por causa de pessoas, que se safam toda hora, por serem menores de 18 anos ? .. A verdade que esses políticos querem, que nós venhamos á nos ferrar mesmo, esses MAL, EMPRESTÁVEIS ! SÓ ESTÃO NO BANCO DO PLENÁRIO DE ENFEITE ..

    Responder

  180. JAVASTRILE20
    12 de abril de 2013 @ 08:21

    Sim eu sou a favor da redução para 16 anos se eles podem votar e portar arma matar um menor então pode assumir os seus atos igual nos USA, CADEIA NELES PELO MENOS VÃO PENSAR DUAS VEZES ANTES DE APERTAR O GATILHO.

    Responder

  181. ana silva
    12 de abril de 2013 @ 00:57

    Sim, a maioridade penal deve baixar para 15 anos, ou ateh menos. Nao venham com estas historia de que esses menores precisam eh de escola, pois eles vao para a escola para oferecer oque nao presta aos alunos ateh do 5* ano e fazem da escola um inferno e um lugar perigoso, que falem e protestem que eu nao digo a verdade apenas os (i) rresponsaveis legais destes prototipos de marginais.

    Responder

  182. Sara
    26 de agosto de 2012 @ 10:59

    Oi, olha minha opinião é não, pois com essa idade estamos passando por diversas mudanças estamos descobrindo as coisas, e o problema é que todos falam só que a gente não toma um atitude pra mudar isso, e falar não vai resolver o problema, eu acho que deveriamos juntas varias pessoas e ir cobrar do nosso governo nossos direitos, por que deveres e punição é fácil dar, cade que a ajuda deles? eles querem mais é que a gente fique ignorantes, pois assim não iremos cobrar nossos direitos, então gente vamos correr atras porque se todos nós nos unir e for atras de melhoria para a gente vamos ter jovens diferentes. um abaço a todos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *