Conheça os candidatos à prefeitura de grandes cidades brasileiras

As eleições municipais estão chegando e com elas, uma oportunidade de melhorar nossas cidades. No domingo, dia 02/10, pessoas com mais de 16 anos vão às urnas votar e escolher um prefeito e vereadores que os representam.

A votação é o momento de manifestar sua opinião sobre quem você acha que deve ocupar os cargos públicos. Contudo, nem sempre é preciso escolher um(a) candidato(a), há vários tipos de votos:

  1. VOTO NOMINAL: utilizado invariavelmente para prefeito(a), governador(a) e presidente e, para quem preferir, para deputado(a), senador(a) e vereador(a). É aquele no qual um candidato específico é escolhido.
  2. VOTO de LEGENDA: utilizado somente para deputado(a), senador(a) ou vereador(a) para quem preferir. É aquele no qual a legenda, ou seja, a coligação partidária, é escolhida no lugar do candidato.
  3. VOTO BRANCO: utilizado para pessoas que não quiseram escolher candidato ou legenda
  4. VOTO NULO: utilizado para protesto, quando a pessoa está descreditada do sistema político ou não quer apoiar, por ideologia, nenhum dos candidatos ou partidos.

Porém, para qualquer tipo de voto escolhido, é preciso pensar com responsabilidade, pois é o futuro de nossas cidades nas suas mãos. É importante conhecer cada candidato, suas propostas e as funções dos cargos que eles estão concorrendo.

Nas eleições desse ano elegemos prefeito e vereadores. O prefeito é responsável pela gestão de recursos da cidade e pode criar projetos de lei. Seu poder é dividido entre secretarias destinadas a cada área (Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Meio Ambiente etc). Já os vereadores, são responsáveis por propor e votar leis, além de fiscalizar o poder executivo municipal, composto pelo prefeito e suas secretarias.

Além de saber as funções de cada cargo, é preciso conhecer os candidatos, suas trajetórias políticas e propostas. Confira o perfil de candidatos a prefeitura de grandes capitais brasileiras e, no domingo, vote em quem te representa:

Belém, PA

Campo Grande, MS 

Porto Alegre, RS

Rio de Janeiro, RJ

São Paulo, SP

Ver +

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *