Home da viração| Viração World| Revista| Assinatura| Contato
Fundo Direitos Humanos
RejupeSP
18 Razões
PL4471

Login

Senha

Esqueceu a Senha?

Edição do Mês

Exploração Sexual Infantil PDF Imprimir


30, maio 2012 - 18:49

Segundo pesquisas, o abuso e a exploração sexual afeta cerca de seis crianças e adolescentes por dia no Estado de Mato Grosso. Para aprofundar o assunto, a equipe de Educomunicação da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, no dia 29 de maio de 2012, entrevista o Presidente do CEDCA (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Mato Grosso, José Rodrigues, que afirma: “Violência sexual não tem classe social, exploração sim”. Pode-se observar que a exploração decorre da situação social da criança, muitas são obrigadas à prática do ato para a subsistência própria e da família.

Exploração sexual infantil tem prevenção, segundo o Presidente do CEDCA-MT: “Há certa necessidade de uma capacitação dos professores para que os alunos possam se abrir e expressarem-se melhor”.

Diz também que o agressor pode ser quem menos esperamos. O pai, a mãe, o tio, avô, ou até mesmo alguém muito próximo da família. De acordo com levantamentos, estudos, 85% a 90% dos agressores são pessoas conhecidas da família da vítima, ou têm uma relação de cuidado, proteção e responsabilidade para com esta criança.

José Rodrigues questiona ainda, a participação da mídia na formação desses agressores: “Porque a mídia não é controlada, supervisionada por ninguém?”. No Canadá, por exemplo, não são registrados tantos casos como nos EUA pelo fato de que neste país a imprensa divulga em determinados horários programas de incentivo à vivência entre as pessoas, programas de conteúdos construtivos. Não se pode esquecer que crianças vítimas de violência sexual sentem-se inibidas de falar sobre o assunto pelo violentador ou explorador. Mas, se você conhece vítimas da violência sexual ou suspeita de alguma situação, não hesite em denunciar. Disque 100, pois o cala boca já morreu.

Equipe de Educomunicação da 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
Redação: Fábio Pedrotti e Lucas Bernardino

Saiba mais:

O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?

1 Comentário
  • por MARCIA LYRA
    em 1 de junho de 2012 às 2:05 PMh

    ” BROKEN – THE MOVEMENT”
    Movimento Mundial de combate ao Abuso Sexual Infantil. Participe!
    Compartilhe para todos os seus amigos!
    http://www.youtube.com/watch?v=x_A_U-6MGn0&feature=share

    Broken é um projeto inédito e audacioso que visa o combate intensivo ao abuso sexual infantil, que atinge 25% das crianças no mundo. Através de uma linguagem acessível, o projeto visa atrair também a atenção de jovens e adolescentes para o tema.

    O projeto Broken é dinâmico e contará com o desenvolvimento de ferramentas de divulgação que terão grande impacto na sociedade e servirão como base de divulgação para outras organizações relacionadas ao tema.

    O desenvolvimento de um Portal super interativo e em diversos idiomas — que será a base de todo o projeto — e a produção de um Longa-metragem, serão as ferramentas utilizadas para a divulgação do tema – Uniremos o que hoje influencia e movimenta a sociedade. A Internet e o Cinema.

    http://WWW.BROKENTHEMOVEMENT.COM
    https://www.facebook.com/brokenthemovement
    http://twitter.com/#!/BrokenTheMoveme

Deixe seu Comentário


* Nome

* Email (Nao sera publicado)

Site

* Seu Comentario

Current day month ye@r *

Web TV

Redes Sociais

  • Facebook
  • Flickr
  • Phyrtual
  • RSS
  • Twitter
  • Youtube
Tradução

    Translate to:

Facebook

Campanhas

  • panfleto plip frente_final
Histórico
Agência Jovem de Notícias - Copyleft © Permitida a reprodução sem moderação desde que citados o link e a fonte
Viração Educomunicação: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues, 88 - Sé - São Paulo 01017-010
tel: 11-3237-4091 - 3115-0142 - e-mail: redacao@agenciajovem.org